sábado, 19 de outubro de 2024

Hipertensão Arterial: A Importância da Nutrição na Prevenção





Mais conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial atinge cerca de 27,9% da população brasileira, de acordo com dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2023. Ainda segundo o levantamento do Vigitel, a prevalência do diagnóstico médico é maior entre mulheres (29,3%) do que entre homens (26,4%) nas 27 capitais brasileiras. Entretanto, em ambos os sexos, a frequência aumentou com a idade e diminuiu com o nível de escolaridade.

A hipertensão arterial é uma condição crônica multifatorial, geralmente não associada a sintomas, caracterizada por elevação sustentada dos níveis de pressão (≥ 140 mmHg e/ou ≥ 90 mmHg). É considerada um dos fatores de risco metabólico que mais contribuem para todas as causas de óbito e para a morbidade e mortalidade por doença cardiovascular (DCV). Por se tratar de um mal silencioso, podem ou não ocorrer sintomas. Quando estes aparecem, os principais são: tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão.

A hipertensão arterial não tem cura, mas pode ser evitada com mudanças no estilo de vida. Nesse contexto, a nutrição desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar geral. Uma alimentação equilibrada e saudável fornece os nutrientes essenciais que o corpo precisa para funcionar corretamente, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas.

Segundo o Guia alimentar, uma dieta saudável deve ser baseada em alimentos in natura e minimamente processados, majoritariamente de origem vegetal, além de limitar o consumo de processados e evitar os ultraprocessados. Essas praticas alimentares são essências para manter a pressão arterial sob controle e promover a saúde ao longo do prazo.

Orientações 

Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes

Escolher temperos naturais para reduzir o uso de sal de adição nas preparações culinárias

Evitar álcool

Beber água suficiente diariamente 

Planejar as refeições com antecedência para evitar escolhas alimentares inadequadas

Referencias:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril/hipertensao-arterial-saude-alerta-para-a-importancia-da-prevencao-e-tratamento

Brasil. Ministério da Saúde (MS). Guia Alimentar para a População Brasileira Brasília: MS; 2014.

Estagiária: Laila Victória Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário