O nosso sistema digestório se inicia na nossa boca, os dentes cortam e trituram o alimento, a saliva umedece o bolo alimentar e inicia a digestão de carboidratos e a língua auxilia no processo de mobilização do bolo alimentar e na propulsão para deglutir. Por essa razão, a nutrição é fundamental para manter a saúde da cavidade oral, e uma boa saúde bucal, por sua vez, é essencial para garantir uma nutrição adequada.
Existem algumas doenças ou situações que afetam a cavidade oral, como situações que tragam algum desconforto, situações que impeçam o consumo alimentar ou que tragam alguma disfunção. Entre os principais fatores que interferem na alimentação estão:
- Disfagia: dificuldade de deglutição;
- Odinofagia: dor na deglutição;
- Xerostomia: diminuição da salivação;
- Disgeusia: alteração no paladar;
- Mucosite: inflamação da mucosa oral.
Um dos principais objetivos na terapia nutricional é minimizar os sintomas, facilitar o consumo, melhorar a aceitação da dieta e corrigir ou prevenir casos de desnutrição. Algumas das recomendações é aumentar a densidade energética da dieta, fracionar em seis ou mais refeições com consistência líquida á pastosa, e evitar ingerir a refeição muito quente.
Deve-se evitar alimentos ácidos, muito secos e condimentos picantes pois podem agravar algumas condições. Priorizar alimentos e preparações úmidas, com cremes e caldos. No caso da disfagia, muitas vezes é necessário adaptar a consistência da dieta além de utilizar espessantes em preparações ou líquidos.
Estagiária: Amanda Forni
Referências:
- https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=4800838&forceview=1
- https://lam.unitedforclinicalnutrition.com/pt-br/terapia-nutricional-na-disfagia-quais-sao-as-recomendacoes/
- https://drbrenogusmao.com.br/destaque/a-mucosite-esta-atrapalhando-sua-alimentacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário