terça-feira, 22 de outubro de 2024

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE o SOP ( Síndrome dos Ovários Policísticos )

 


Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é  uma doença crônica caracterizada como um distúrbio hormonal que pode afetar de 5 a 10% das mulheres em idade reprodutiva. Tal patologia está relacionada a altos índices de obesidade, resistência à insulina, diabetes mellitus 2 e problemas cardiovasculares causando repercussões à saúde ao longo da vida das portadoras. A SOP pode apresentar sintomas clínicos como hirsutismo, irregularidade menstrual, acne e infertilidade o que pode afetar diretamente a questão psicossocial nas portadoras. Os profissionais da nutrição precisam ter conhecimento frente a essa síndrome, pois a alteração do estilo de vida tem se instituído como tratamento de primeira linha em mulheres com SOP e obesidade.

TRATAMENTO DA ( SOP ) 

A SOP  não tem cura, mas é possível prevenir os problemas que costumam acompanhá-la. O controle é feito a partir de medicamentos. 
O distúrbio pode ocorrer de diversas formas com que o tratamento seja pensado caso a caso:
 
HORMÔNIOS
São utilizados com o objetivo de aumentar a fertilidade e ajudar a diminuir o desequilíbrio no corpo causado pela SOP.

CIRURGIA 
 No passado, essa escolha era bem mais frequente. hoje em dia a cirurgia está sendo abandonada graças á eficácia dos tratamentos com hormônios.

ATIVIDADE FÍSICA E DIETA 
Parte do tratamento envolve a mudança de hábitos relacionados á qualidade de vida. As pacientes são orientadas a começar uma dieta equilibrada e também  realizar atividades físicas regulamento .

INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO 
Manejo do peso : a perda de 10% do peso corporal ou de 15% de gordura pode restaurar a ovulação e a fertilidade , além de melhorar os níveis de colesterol, a pressão arterial e quadros de resistência á insulina.
Redução de ingestão de carboidratos: podem representar até 30% do consumo energético do dia através de raízes, tubérculos e frutas. Alimentos naturalmente ricos em gordura também devem fazer parte da rotina: abacate, coco, azeite e castanhas. 
A ingestão de alimentos industrializados e ultraprocessados deve ser evitada, bem como adoçantes, que ativam secreção secreção da insulina.
Priorize uma alimentação  anti-inflamatória : orgânicos, gorduras boas, carboidratos complexos, frutas, verduras e legumes e alimentos ricos em magnésio. Além da alimentação  adequada ajuda nos sintomas  e desfechos da SOP : probióticos ,inositol, folato, fibras solúveis . Pode-se concluir que a orientação nutricional tem se constituído um modelador positivo mediante a sintomatologia e a nível metabólico na SOP .





REFERENCIAS
Estagiária: Rose Danieli Contente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário