A Ansiedade e a Depressão são patologias mentais caracterizadas por serem incapacitantes, que podem estar relacionadas a uma alimentação de baixa qualidade nutricional e a um estilo de vida inadequado.
São doenças causadas por fatores genéticos, biológicos e ambientais, atingindo pessoas em todas as fases da vida.
Como a Nutrição pode ajudar?
A literatura nos mostra que estudos recentes em relação ao consumo de vitaminas do complexo B,vitamina C, proteínas, magnésio, triptofano e probióticos mostraram eficácia no tratamento dos sintomas da Ansiedade e da Depressão.
A prática de exercícios físicos também é necessária para o tratamento destas doenças e é uma forma de diminuir o efeito dos sintomas.
E sobre o uso de fitoterápicos?
Como tratamento coadjuvante, está crescente no Brasil, o uso de fitoterápicos e, segundo a ANVISA, os fitoterápicos são considerados medicamentos obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais cuja segurança e eficácia sejam baseadas em evidências clínicas e que sejam caracterizados pela constância de sua qualidade.
Mesmo com as manobras citadas acima, a um nicho na profissão de nutricionista que permite mais atenção a estes casos: Nutrição Comportamental. Usando como base as referências da Nutrição Clínica, o profissional especializado na parte Comportamental consegue abraçar com muito mais segurança e propriedade os sinais e sintomas, bem como sugerir a manobra mais adequada para cada paciente.
Erica de Sales Niza
ROCHA, A. C. B. da .; MYVA, L. M. M. .; ALMEIDA, S. G. de . The role of food in the treatment of anxiety and depression disorders. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e724997890, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.7890. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7890. Acesso em: 19 feb. 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário