quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ATLETAS VEGETARIANOS



Como a alimentação vegetariana está se tornando bastante popular entre os atletas, as insuficiências e deficiências de nutrientes tendem a aumentar. A ingestão sub-ótima de ferro e zinco resulta em uma diminuição do estado nutricional que tem sido observado comumente em atletas que eliminaram a carne de sua alimentação. O estado de deficiência marginal de ferro ou zinco pode afetar negativamente a atividade física. Uma deficiência acentuada de ferro ou zinco pode definitivamente ter um efeito negativo no desempenho esportivo.

DICA

Dietas que aumentam a absorção de ferro e zinco:

• Incluir uma fonte de ferro Heme na dieta. Todos os tipos de carnes contém uma forma de ferro melhor absorvida. Se somente a carne vermelha é eliminada na dieta, a disponibilidade de ferro Heme continua disponível pela ingestão de aves e pescados.

• O fator "CPA"(carne, peixe e ave) também ajuda a absorção pelo corpo do ferro não Heme. Quando os vegetais são ingeridos juntos na mesma refeição, uma maior quantidade de ferro não Heme é absorvido dos vegetais comparativamente quando estes são ingeridos individualmente.

• Incluir fonte de vitamina C. As frutas e os vegetais e outros alimentos que contém vitamina C ajudam o organismo a absorver o ferro não Heme (dos vegetais). Por exemplo, as frutas cítricas quando ingeridas com um cereal mais ferro será melhor absorvido do que quando o cereal é ingerido sozinho.

• Evite constituintes que bloqueiam a absorção de ferro e zinco. Muitos constituintes dos alimentos como os taninos, os polifenois, fitatos e oxalatos bloqueiam a absorção do ferro e zinco pelo intestino. O café e o chá (normais) ou descafeinados, grãos integrais, aveia, legumes, espinafre e alta ingestão de fibra de uma maneira geral são apenas alguns exemplos de alimentos que apresentam bloqueadores na absorção do ferro e do zinco. Esses alimentos devem ser consumidos junto com fontes de ferro Heme e/ou vitamina C que ajudam o organismo a absorver mais ferro.

Suplementação de ferro e zinco

Devido à rigorosa demanda na participação tanto do ferro como do zinco na prática esportiva, estes elementos são difíceis de serem colocados no organismo sem um planejamento alimentar que inclua a carne. Mesmo com o uso de suplementos dietéticos não ocorre uma reposição completa daquilo que o organismo precisa, mesmo assim, quando os nutrientes são insuficientes na dieta é comum a utilização de suplementos que possam suprir aquela deficiência nutricional. A suplementação adicional de ferro e zinco até o nível de 100% da recomendação diária é o método mais seguro e garantido para adequar a ingestão destes nutrientes.



É possível obter todos os nutrientes essencial ingerindo uma dieta bem planejada. Entretanto, o planejamento e a execução desta dieta é crítica, tanto para a saúde quanto para o desempenho do atleta. Praticamente, as dietas vegan são ricas em fibras, este fato dificulta para o atleta o consumo de quantidades suficientes de nutrientes e energia. Os atletas precisam aprender que não podem cortar definitivamente a carne de suas dietas; estes alimentos contém nutrientes essenciais que são repostos cuidadosamente, o que não acontece com outros alimentos. Se a decisão é deixar de consumir carne por uma questão moral ou por um princípio ético, isto não pode ser feito de uma maneira drástica, é sempre interessante que o atleta inclua algum tipo de carne na sua dieta. É também importante que os atletas observem as evidências científicas e não se baseiam exclusivamente em mitos e crendices.

Postado por: Amanda Manzini e Anna Carolina Horta

2 comentários:

  1. Caríssimos da Clinica Esportiva, que feio essa reprodução de conceitos na rede.. Vcs estão mto enganados quanto ao assunto acima.. O excesso de proteína e gordura saturada das carnes causam inúmeras doenças e sobrecarrega os rins. Existem ao longo da historia grandes atletas e campeões veganos e vegetarianos, e até crudívoros e frugívoros, informem-se. http://www.youtube.com/watch?v=1WGxTUEYqho

    Uma dieta 100% vegetariana (vegana) fornece todos os nutrientes necessários, sendo a única exceção a vitamina B12, que deve ser suplementada cedo ou tarde, independente da dieta que se siga. http://www.nutriveg.com.br/dieta-absolvida-conselho-regional-de-nutricionistas-publica-parecer-sobre-dietas-vegetarianas.html

    O que nós precisamos mesmo, são de profissionais qualificados, atualizados com estudos e pesquisas recentes, que defendam os interesses de saúde da população, não os da industria, que tenham competência para prestar a população um atendimento ético e bem informado.

    Olha que interessante: Antigamente a população quase não comia carne, pq precisavam caçar.. O consumo ficou desenfreado após a segunda guerra, pela imposição da cultura Americana. Ex. Foi comprovado que na Roma antiga, os Gladiadores eram vegetarianos, viviam a base de grãos e trigo.. Bingo! Esta ai, o motivo real de tanta força para aguentar uma vida tão sofrida e grosseira.

    Vcs estão muito enganados quanto a proteína animal, por ex.: o músculo precisa muito mais dos carboidratos, do que da proteína pra se desenvolver: - "O músculo começa a se exercitar, ele utiliza muito o carboidrato que está guardado dentro dele. Esse carboidrato é chamado glicogênio. Quando o glicogênio termina, o músculo perde a capacidade de se manter em atividade. - Outro ponto importante do carboidrato: se ele está em falta, destruímos nossa massa muscular para que a proteína muscular seja transformada em carboidrato. Assim, quem come mais carboidrato precisa de menos proteína e poupa o músculo de ser destruído. Outro ponto importante é o fato de que, quando terminamos um treino, nossas células musculares têm uma maior avidez pelo carboidrato (glicose), conseguindo retirá-lo do sangue sem o auxílio da insulina (hormônio produzido pelo pâncreas, necessário para colocar a glicose dentro das células). Essa mais avidez permanece por cerca de 4 horas após o término do treino. Esse momento (até 1 hora após o treino) é ideal para se alimentar com alimentos com maior teor de carboidrato, e não de proteínas.http://www.alimentacaosemcarne.com.br/atividade-fisica/teste informem-se, vcs estão reproduzindo conceitos mais que batidos, é bem deselegante da fazer afirmações como esta na net, ainda mais vindos de uma clinica que divulga, sem nenhum fundamento cientifico que as sustentem.

    Quem tem uma alimentação rica em proteína vegetal presentes nos feijões, quinoa, amaranto, aveia, trigo, cevada, chia, linhaça, grão de bico, lentilhas, ervilhas, soja, tofu, castanha do para, nozes, amendoins, oleaginosas no geral, sementes linhaça, gergelim.. É comprovadamente mais saudável do quem quem opta por uma dieta onívora rica em alimentos de origem animal, inclusive já faz muitos anos que a Associação Dietética Americana recomenda uma dieta vegetariana como a mais saudável.

    P/ quem quer crescer, existem ótimos suplementos livres de crueldade, a base. de proteína de soja http://www.uniaolibertariaanimal.com/vegetarianismo/o-atleta-vegetariano que inclusive na real, tem mais proteína que a carne, e é isenta de gordura saturada e o colesterol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, vc tem toda razão, tem como manter uma boa alimentação sendo esportista e vegetariano sem algum problema. Boa parte das matérias publicadas no blog são estagiários que publicam, as vezes nem todas passam por revisão. Um Vegetariano pode ter uma dieta equilibrada a base de suas particulariedades, mas sempre prestar bem mais atenção no poder da recuperação dos treinos

      Grande abraço
      Janete

      Excluir