As barras de cereais foram introduzidas no mercado há cerca de uma década como uma alternativa “saudável” de confeito, devido à grande demanda de consumidores interessados em saúde e dietas, e obtiveram grande sucesso, principalmente, por sua praticidade, são fáceis de serem transportadas, podem ser levadas na bolsa, ficar por dias na sua gaveta do escritório, enfim, é um alimento que se adaptou muito bem à correria da vida moderna.
Ela é um alimento nutritivo de sabor adocicado e agradável, fonte de fibras, vitaminas, sais minerais, proteínas e carboidratos complexos.
Os principais aspectos considerados na elaboração desse produto incluem a escolha do cereal (aveia, trigo, arroz, cevada, milho), a seleção do carboidrato apropriado de forma a manter equilíbrio entre o sabor e a vida de prateleira, o enriquecimento com vários nutrientes e sua estabilidade no processamento, o uso de fibra dietética e o papel de isoflavonas como ingrediente funcional.
A ingestão de fibra dietética em níveis moderados é eficaz para a regulação dos níveis plasmáticos de glicose, colesterol e triglicerídios, assim como na prevenção de certas enfermidades degenerativas ou crônicas como câncer de cólon e reto, arteriosclerose, diabetes, etc. Além disso, a fibra aumenta a saciedade e o volume fecal, servindo como meio de fermentação para a microflora bacteriana intestinal.
As isoflavonas são capazes de atuar na prevenção de doenças crônico-degenerativas. Além de também agir na redução da incidência de doenças do coração e nas disfunções das taxas colesterolêmicas.
A adição de proteínas é utilizada freqüentemente devido à necessidade de aminoácidos essenciais não produzidos pelo corpo, que devem ser supridos pela dieta. E o carboidrato, fornece energia para as necessidades físicas e mentais diárias.
Além de outros inúmeros benefícios que a barra de cereais apresenta. Ela pode ser uma ótima opção para um lanchinho rápido durante o dia. Há uma grande variedade de sabor, valor calórico, ingredientes, preço; escolha a de sua preferência e aproveite.
Postado por: Amanda Manzini e Anna Carolina Horta
Nenhum comentário:
Postar um comentário