O abacaxi sempre foi utilizado como medicamento pelos povos nativos dos trópicos, no entanto o uso da bromelina tem aplicações diversas e a cada década surgem novas propriedades.
Ao longo de muitas décadas o estudo da produção e aplicação de enzimas vem despertando o interesse de muitos pesquisadores. Sendo a Bromelina uma enzima proteolítica proveniente do abacaxi, de fácil extração e de muita utilidade na área da alimentação e da medicina vem sendo vastamente utilizada.
A extração dessa enzima pode ser feita em todas as partes do abacaxizeiro (polpa, caule, folha...), por meio de processo extrativo com precipitação em álcool ou acetona.
Na alimentação as utilidades mais comuns são: o amaciamento de carnes, o aproveitamento tecnológico de farinha de trigo de alto teor protéico para a produção de Pães, biscoitos, clarificação de cerveja; e na medicina como vermífugos, na cicatrização de ferimentos, como antiinflamatório vegetal e na inibição de células cancerígenas.
No Brasil a extração da bromelina ainda é estudada por poucos pesquisadores, mas a tendência é que as pesquisas aumentem a cada ano, pois o uso da bromelina na alimentação e na medicina tem sido de grande valia.
Assinado por: Karen Tavares e Luciana Pacheco

Nenhum comentário:
Postar um comentário