A doença cardiovascular é a maior causa de morte no mundo. Portanto, é importante encontrar maneiras de reduzir seu risco de desenvolver doença cardiovascular e proteger seu coração de um ataque cardíaco. O exercício regular e a ingestão adequada de antioxidantes nutricionais são dois componentes do estilo de vida que estão sob o nosso controle, os quais demonstraram fornecer proteção ao coração ("cardio-proteção"). Alguns exemplos de atividades que fornecem cardio-proteção incluem corrida, caminhada e ciclismo. O risco de morte por doença cardiovascular é progressivamente menor quando o gasto energético decorrente do exercício aumenta de 500 para 3500 kcal por semana. Note que o exercício de intensidade moderada à vigorosa fornece a melhor proteção contra a morte por doença do coração.
Exercício para Obtenção de Cardio-proteção:
- Faça 30 minutos ou mais de exercício de "endurance" (3-7 vezes por semana).
- A intensidade do exercício deve alcançar ou exceder 3 METs (equivalente a uma caminhada muito rápida), ou mais, durante a atividade.
- Os exercícios recomendados incluem corrida, caminhada, natação ou ciclismo.
Estudos recentes com animais sugerem que a suplementação dietética com antioxidantes (isto é, vitamina E e ácido a-lipóico) pode fornecer proteção cardíaca durante um ataque cardíaco. Estudos com animais também mostram que a suplementação com antioxidantes na forma medicamentosa (isto é, antioxidantes sintéticos), retarda a progressão da doença arterial coronariana. Todavia, ainda não está claro se a suplementação com antioxidantes pode fornecer a mesma proteção em humanos. Além disso, uma vez que doses muito altas de alguns antioxidantes poderiam gerar efeitos adversos prejudiciais, a decisão de utilizar suplementos antioxidantes dietéticos deve ser adotada com cautela. Com base em conhecimentos atuais sobre antioxidantes, uma meta dietética prudente seria alcançar as Ingestões Dietéticas de Referência (DRIs) para as principais vitaminas (ex: vitaminas A, E e C) e minerais (ex: zinco, cobre, magnésio e selênio) antioxidantes, por meio de uma dieta variada. Em outras palavras, a regra geral é que as necessidades dietéticas das principais vitaminas e minerais são melhor alcançadas com a ingestão de alimentos do que com o consumo de suplementos e esta regra também deveria ser seguida para os antioxidantes. Conseqüentemente, alcançar as DRIs para vitaminas e minerais antioxidantes por meio da ingestão de dieta rica em hortaliças e frutas é uma conduta segura para a obtenção dos benefícios máximos para a saúde a partir dos antioxidantes.
Fontes dietéticas de vitaminas antioxidantes:
Vitamina E Óleos vegetais (ex: milho, soja), grãos, frutos oleaginosos e aspargos
Vitamina C Frutas cítricas, tomates, batatas, hortaliças verdes
Carotenóides (Pró-vitamina A) Cenoura, brócolis, espinafre, batata doce, pêssegos
Postado por: Amanda Manzini e Anna Carolina Horta

Nenhum comentário:
Postar um comentário