quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ANEMIA DO ESPORTISTA: TERMINOLOGIA INADEQUADA PARA UM FENÔMENO



            Os atletas tendem a apresentar baixas concentrações de hemoglobina em comparação à população em geral. Tal fenômeno é conhecido como anemia do esportista.

            A anemia do esportista costuma ser uma falsa anemia, causada pela diminuição das hemácias, resultante de um aumento no volume plasmático. Aparentemente, esse aumento no plasma sanguíneo é uma adaptação benéfica ao exercício aeróbio.

           Entretanto, os atletas também podem desenvolver um quadro de anemia verdadeira, geralmente causada por deficiência de ferro ou por hemólise por impacto. Se não tratadas, anemias verdadeiras podem prejudicar o desempenho do atleta.

          Comparados à população em geral, os atletas, principalmente os que participam de provas de resistência , tendem a apresentar concentrações de hemoglobina levemente inferiores.

          Em outras palavras, os atletas tendem a ser ligeiramente anêmicos. Tal condição é freqüentemente denominada "Anemia do esportista".

          Entretanto, o termo "anemia do esportista" é ao mesmo tempo, vago e inadequado. Vago porque os atletas podem desenvolver anemias não necessariamente relacionadas à atividade física. Inadequado porque não se trata realmente de anemia, mas sim de uma falsa anemia causada por um aumento no plasma sanguíneo que diminui a hemoglobina.

           Assim, o termo "anemia do esportista" deveria cair em desuso. Ao invés disso, deveríamos adotar termos específicos para diagnosticar as verdadeiras anemias que os atletas podem desenvolver. A falsa anemia, tão comum em atletas que praticam provas de resistência deveria ser considerada um fenômeno de diluição.

Aplicações práticas

          Se a taxa de hemoglobina se encontra abaixo de 13 g/dl em homens ou 11 g/dl em mulheres, deve-se suspeitar de anemia verdadeira. Além disso, o único meio de se certificar de que a concentração limítrofe de hemoglobina em um indivíduo seja realmente anemia verdadeira é comparando-a com o valor normal (mínimo) dessa pessoa.

Postado por: Daniela de Barba

http://www.gssi.com.br/artigo/41/sse-8-anemia-do-esportista-terminologia-inadequada-para-um-fenomeno





Nenhum comentário:

Postar um comentário