sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Avaliação das condições de saúde dos profissionais que atuam no contexto escolar em relação à obesidade.


Mas o que podemos entender por saúde? Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde) este termo pode ser definido como sendo um completo estado de bem estar físico e mental, e não apenas à ausência de doenças ou enfermidades.


Salienta se, que saúde é definida como uma condição humana com dimensões físicas, sociais e psicológicas, cada uma caracterizada por um continuum com pólos positivos e negativos. A saúde positiva estaria associada à capacidade de apreciar a vida e resistir aos desafios do cotidiano e a saúde negativa estaria associada à morbidade e, no mais extremo, à mortalidade.


Este termo “continuum da saúde” associado à dimensão física, no sentido do ser humano dispor da ausência de doenças e incapacidades, tendo energia e vitalidade para realizar as tarefas diárias.


Tratando em termos de pólo negativo, os componentes de alto risco para a saúde estariam associados ao stress elevado, inatividade física, dieta rica em gordura, sexo não seguro, tabagismo, abuso de álcool e droga, podendo acarretar prejuízos como doenças coronarianas, osteoporose, diabetes, cirrose, hipertensão, obesidade, aids, câncer, e outros.


Mas para que se mantenha o continuum da saúde de forma positiva, as pessoas necessitariam preocupar-se mais com a maneira como organizam suas vidas, minimizando os excessos do trabalho, da ingestão de alimentos, das bebidas alcoólicas, entre tantos outros hábitos da vida diária. Poderiam organizar-se mantendo uma alimentação saudável, praticando exercícios físicos, evitando o stress, organizando-se para momentos de lazer, contribuindo assim para uma condição de saúde positiva.


A prática de exercício físico pode ser entendida como toda atividade planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física, quando praticados regularmente.


Os métodos utilizados no presente estudo para diagnóstico da avaliação corporal dos indivíduos, foram: RCQ (relação cintura/ quadril), excelente meio para identificar a existência do risco aumentado para doenças como hipertensão, diabetes e principalmente doenças coronarianas, IMC (índice de massa corporal) e do preenchimento de uma ficha de anamnese.


A partir dos resultados obtidos, conclui se que a grande maioria das pessoas se preocupam com a qualidade de vida, porém, devido a falta de tempo do público estudo (profissionais atuantes no contexto escolar), precisam retomar hábitos saudáveis a fim de evitar doenças crônicas não transmissíveis.

Postado por: Priscila Lumazini e Heleuza Silva
LINK: http://www.efdeportes.com/efd149/avaliacao-das-condicoes-de-saude-dos-profissionais.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário