quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Análise das ações do goleiro de futebol no campeonato brasileiro


O futebol, por ser um esporte coletivo, possui posições específicas onde cada jogador atua e procura se aperfeiçoar. Uma delas, é a do goleiro que, sem dúvida, é uma das mais importantes para a equipe e de grande responsabilidadeO goleiro é um atleta que exerce múltiplas funções, dentre elas estão: a defesa da meta, a reposição da bola em jogo e a orientação do jogo. Algumas ações defensivas podem ser destacadas como: pegada alta no meio e na altura do peito, encaixe, defesa rasteira no meio, e nas laterais, defesa à meia altura nas laterais, defesa alta no meio, e nas laterais, defesa com os pés, saídas nos cruzamentos, enfrentamento, penalidade máxima e defesas com formação de barreiras.

São exigidas condições especiais do atleta para ocupar a posição de goleiro. Sendo assim, o atleta deve ter consciência de que suas falhas serão mais visíveis por torcedores e comissão técnica do que das outras posições do jogo. O goleiro pode ser comparado, respeitando as devidas proporções, a um piloto de fórmula 1. Todos dois têm uma equipe por trás, bastando apenas uma falha do atleta para definir o resultado de uma competição.

Uma maneira de modelar as situações de treino na procura da eficácia competitiva é a análise do jogo de futebol, que tem grande importância para treinadores e investigadores. Uma ferramenta que pode ser incorporada à analise é o scout (análise estática), que aplicado por um longo período, poderá servir como parâmetro das ações realizadas pelo goleiro durante o jogo. O estudo destaca a importância desse instrumento no futebol, devendo ser utilizado por quem tenha um grau elevado de conhecimento dos aspectos relativos a essa análise.

Aconselha-se aos profissionais responsáveis pela preparação de goleiros que aprofundem ainda mais nas questões técnico-táticas baseando-se em estudos científicos, especialmente no que diz respeito às ações específicas à posição do atleta em questão, preparando-o para as competições com maior eficácia.

Conclui-se que apesar do goleiro ter uma função de evitar o gol adversário ele participa mais ofensivamente do que defensivamente durante o campeonato brasileiro de 2008.

Postado por: Priscila Lumazini e Heleuza Silva
LINK: http://www.efdeportes.com/efd149/analise-das-acoes-do-goleiro-de-uma-equipe-de-futebol.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário