quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Consumo de suplementos alimentares por praticantes de Jiu-Jitsu.



Uma alimentação adequada é fundamental para alcançar um desempenho otimizado, pois está associada a melhora do rendimento, diminuição da fadiga, além de evitar a perda de masa magra.



Os Suplementos Alimentares são recursos ergogênicos que podem ser utilizados para a melhoria da performance e desempenho nas atividades esportivas (Marques, 2006), porém seu uso não deve ser considerado como alimento convencional da dieta.


Os suplementos alimentares tem a capacidade de ajudar quando existe uma dificuldade na ingestão de grandes quantidades de alimentos, necessários para uma demanda energética de uma atividade intensa, também podem ser utilizados visando a perda de massa corporal com finalidade de melhorar a performance.


A necessidade do uso de suplementos é comprovada através de análises laboratoriais e sua utilização deve ser prescrita e acompanhada por nutricionistas ou médicos.


Quando estes suplementos são usados de maneira incorreta podem vir a causar danos à saúde e ao organismo de seus consumidores. Apesar disso, o consumo dessas substâncias é cada vez mais relatado e um maior cuidado deve ser adotado para a sua utilização.


A crescente utilização de suplementos, tanto por atletas, quanto por não atletas é apresentado em vários estudos, porém os atletas investigados nesse estudo apresentaram percentuais de consumo de suplementos bem superiores a todos estes trabalhos. Isto pode estar relacionado ao tipo de desporto praticado.


Quanto ao tipo de suplemento alimentar preferido por este grupo de atletas, foi observado que existe uma tendência pelos que auxiliem no aumento da massa corporal.


A utilização do BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada: valina, leucina e isoleucina), tem como proposição diminuir a fadiga, reduzindo a produção de serotonina no cérebro, além de estimular a taxa de síntese de proteína em atletas, mas não em indivíduos sedentários.


A suplementação de creatina melhora a reposição de energia e consequentemente proporciona uma recuperação mais rápida, pois a creatina é a principal molécula de recuperação de energia nos primeiros 10 segundos de atividades físicas. O consumo de creatina também aumenta a massa corporal, porém alguns estudos indicam que este aumento se dê, devido à retenção de água.


Já, os hipercalóricos são suplementos que tem como objetivo fornecer energia através de carboidratos. Caso sejam utilizados dentro de uma dieta planejada, estes proporcionarão energia necessária para a otimização da performance.


Com relação à fonte de orientação nutricional, foi observado um número reduzido de pessoas que procuraram a orientação de médicos ou nutricionistas. As orientações acabam sendo retiradas da “internet”, passado por amigos que já utilizaram tal suplemento ou por profissionais não capacitados.


Postado por: Priscila Lumazini e Heleuza Silva

LINK: http://www.efdeportes.com/efd147/consumo-de-suplementos-alimentares-por-praticantes-de-jiu-jitsu.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário