Muitos atletas e mesmo pessoas não praticantes de esportes acham que devem perder peso, mesmo os que não estão com o peso acima do normal. Entre os atletas, estão incluídos aqueles que se beneficiam com a redução de peso corporal e/ou gordura. Como por exemplo, temos os corredores que gastam menos energia se reduzir o seu peso, e os jogadores de basquetebol, que com um peso menor podem apresentar uma maior impulsão nos rebotes. Também estão nessa situação, porém com objetivos diferentes, os lutadores e outros atletas, que praticam esportes categorizados pelo peso corporal. Neste caso, a diminuição do peso visa competir em categorias inferiores , onde tem maiores chances de vencer.As modificações dietéticas apresentam resultados muito mais rápidos, com relação à perda de peso, que apenas a prática de exercícios. Os participantes de programas de condicionamento físico, imaginam que a s atividade s desenvolvidas durante cerca de 30min., vários dias da semana, com uma intensidade moderada, como preconizado pelas organizações que orientam na prevenção de doenças originadas pela pouca atividade física, levam a uma perda de peso significativa. As atividades físicas desenvolvidas nas condições preconizadas necessitam apenas cerca de 100kcal/dia. Se a pessoa não modificar seus hábitos alimentares, ela levará cerca de um mês para perder cerca de 500g de gordura (3.500kcal). Para perder massa gordurosa rapidamente é necessário mudar o hábito alimentar.
Várias organizações profissionais têm feito uma série de recomendações de mudanças em hábitos alimentares com o intuito de desenvolver a perde de peso. Muitas das recomendações sugerem uma redução modesta na ingestão calórica e o consuma de uma dieta balanceada que promova uma redução no peso corporal da ordem de 0,5 a 1 kg por semana. Como exemplo, podemos citar a American Dietetic Association (1997) que recomenda que o indivíduo se alimente com saúde, e não faça dieta com ingestão calórica baixa. As características de uma dieta para perder peso são praticamente iguais àquelas recomendadas normalmente (ricas em carboidratos complexos, fibras, frutas e vegetais, produtos com baixo teor de gordura, carnes pouco gordurosas ou alimentos alternativos). A American Heart Association (1997) que recomenda que o indivíduo Tem um posicionamento semelhante, porém apresenta uma recomendação especial, a quantidade total de calorias ingeridas pelos homens não deve ser inferior a 1.500kcal/dia, e para as mulheres 1200kcal/dia , também é recomendada a ingestão de 15% de calorias de origem protéica , menos de 30% de origem lipídica e no mínimo 55% de origem de carboidratos. Quanto aos líquidos, ingerir de 1,5 a 2 litros/dia. Os alimentos escolhidos devem ser ricos em micronutrientes para garantir que a dieta ingerida esteja dentro dos padrões recomendados (RDA) para vitaminas e minerais. A densidade de nutrientes na alimentação (quantidade de nutriente por kcal de alimento), é um conceito bastante enfatizado quando justifica que é preferível ingerir um sanduíche de peito de peru ao invés de uma fatia de bolo com baixo teor de gordura. A explicação é de que a fatia de bolo tem menos nutrientes e muita caloria.
As pesquisas estão cada vez mais aprimoradas no sentido de atingir uma orientação alimentar para perda de peso com segurança, e determinar porque algumas pessoas que ingerem a mesma dieta apresentam comportamentos diferentes quanto ao processo de emagrecimento.
Postado por: Daniela de Barba
http://www.gssi.com.br/artigo/71/sse-28-elimine-a-gordura-conservando-os-musculos-como-otimizar-a-perda-de-peso-em-atletas
Nenhum comentário:
Postar um comentário