quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Crianças e exercícios físicos em ambiente quente

Crianças que fazem exercícios físicos em ambiente quente e úmido podem ter problemas provocados pelo calor, como a desidratação. Os pais ou responsáveis devem saber observar os sinais de problemas provocados pelo o calor.
Os processos metabólicos do corpo humano produzem calor. O bom funcionamento do corpo depende da manutenção constante da temperatura; o interior do corpo se mantém a uma temperatura média de 37° C e funciona adequadamente em uma faixa de variação muito limitada da temperatura. Se os limites inferiores e superiores forem ultrapassados (33-41°C), pode ocorrer a morte.
Quando a temperatura ambiental excede a da pele, a evaporação do suor é o único mecanismo pelo qual o corpo consegue perder calor. Se a perda de líquidos não for reposta por meio da ingestão adequada de líquidos durante o exercício, pode haver a instalação da desidratação ou a perda excessiva de líquidos corporais.
A razão entre a área de superfície e as massas corporais é maior nas crianças, o que faz com que sua temperatura corporal aumente mais rapidamente que nos adultos em ambientes muito quentes. Além disso, as crianças produzem mais calor referente a sua massa corporal tanto no período de descanso quanto durante o exercício, e suam menos que os adultos.
Uma desidratação progressiva pode fazer com que uma quantidade excessiva de calor se acumule no organismo. A desidratação promove aumentos na temperatura interna devido à redução do volume de sangue na pele e da quantidade de suor.É importante que as crianças repõem o líquido perdido pelo suor, porém observa-se que as crianças não tem estimulo a beber a água.
Uma opção seria a utilização de bebidas aromatizadas, contendo carboidratos e sódio, auxiliando na reposição hidrica nas crianças.


Recomendações :

Antes da Atividade Física - Uma hora antes da atividade física, as crianças com menos de 41 Kg de peso devem tomar 90 - 180 mL de líquidos, enquanto aquelas com mais de 41 Kg devem tomar 180 - 360 mL.
Durante a Atividade Física - A cada 20 minutos, as crianças com menos de 41 Kg devem tomar 80 - 180 mL de líquidos e aquelas com mais de 41 Kg devem tomar 180 - 270 mL.
Depois da Atividade - De modo geral, as crianças com peso corporal menor que 41 Kg podem tomar até 200 mL a cada 200 g de peso perdido, enquanto aquelas com mais de 41 Kg podem precisar de 300 mL a cada 200 g de peso perdido. Essa reposição de líquidos deve ser feita nas primeiras 2 a 3 horas depois da atividade.
Bruna Sousa Albino
Fonte:http://www.gssi.com.br/artigo/84/criancas-e-exercicios-fisicos-em-ambiente-quente

Nenhum comentário:

Postar um comentário