Entende-se por obesidade o excesso de gordura corporal, enquanto o sobrepeso é definido como o excesso de peso corporal. A obesidade é resultante de um desequilíbrio energético prolongado, no qual há um aumento nos depósitos de gordura corporal em razão do consumo de energia exceder o gasto energético.
Na tentativa de redução de peso e controle da obesidade tem surgido, nos últimos anos, uma vasta oferta de dietas que prometem perda de peso rápida.
As dietas da moda podem ser definidas como padrões de comportamento alimentar não usuais adotados entusiasticamente por seus seguidores.
As modas dietéticas podem ser chamadas dessa forma porque são práticas alimentares populares e temporárias, que promovem resultados rápidos e atraentes, mas carecem de um fundamento científico.
A dieta rica em proteínas (25-30%) e gorduras (55-65%) e pobre em carboidratos (menos de 20%) mais famosa é a do Dr. Atkins, publicada em 1972 e 19926. Em seu livro “A Nutrição Revolucionária do Dr. Atkins”, publicado em 1977, Robert Atkins descreve que o objetivo da dieta é restringir totalmente a ingestão de carboidratos até o ponto em que a gordura corporal seja mobilizada e utilizada como combustível energético. O autor descreve ainda, que o consumo de carnes, peixes, moluscos, aves e ovos é irrestritos.
D’ Adamo, autor do livro “A dieta do Tipo Sanguíneo”, relata que, por meio de observações realizadas em seus pacientes, existe uma relação entre o tipo sanguíneo e as dietas.
Dietas divulgadas em revistas não científicas recomendam o uso de planos alimentares com restrição energética extrema, como exemplos as famosas “dieta da sopa”, que enfatizam o consumo de um único grupo de alimentos e a “dieta da Lua” que parte do princípio que a Lua é capaz de influenciar os líquidos do nosso corpo e que a cada mudança de sua fase, a pessoa deve se limitar ao consumo de apenas sucos, sopas e líquidos durante 24 horas.
Dietas pobres em gorduras ou muito pobres em gorduras (<19%), ricas em carboidratos e moderadas em proteínas foram historicamente desenvolvidas para prevenir doença cardiovascular, entretanto, à medida que a obesidade aumentava nos indivíduos norte-americanos, os autores mudaram o enfoque dessas dietas de prevenção de doença cardíaca para a perda de peso. Um dos idealizadores de dietas com baixa quantidade de gordura (10% por dia) é o Dr. Ornish. Sua dieta baseia-se no consumo de gordura insaturada, frutas, vegetais, grãos integrais, cereais e produtos a base de soja na sua forma natural10.
Para que um plano alimentar de perda de peso tenha sucesso é preciso haver uma integração entre dietas com exercícios, modificação comportamental e educação nutricional.
A preocupação da sociedade atual pela perda e controle de peso leva a busca de dietas por meio da imprensa popular. Entretanto, muitas das dietas da moda podem trazer consequências prejudiciais ao organismo humano.
Em um estudo onde foi aplicado um questionário sobre a utilização de dietas da moda, para indivíduos que utilizavam o tratamento ambulatorial de nutrição. Os resultados foram que a maioria (27,5%), relatou já ter feito alguma dieta da moda, sendo que todas eram mulheres.
A dieta da sopa foi a mais frequente entre os entrevistados, seguida pelas dietas de revistas. Também foi relatado por grande parte dos participantes a realização de outros tipos de dietas, sendo elas dieta dos pontos, dieta ração humana, dieta com shake, dieta a base de água e ovo cozido, dieta de jejum – ficar sem jantar.
Em relação ao sucesso dos pacientes com as dietas adotadas, pode ser observado que, 27,27% consideram o resultado ruim e 45,45% dos pacientes relataram resultado muito ruim.
Quanto ao tempo em que os pacientes permaneceram com o peso reduzido, 4 pacientes (36,36%) assinalaram que o tempo foi muito curto, 4 (36,36%) que o tempo foi curto, para 1 (9,09%) o tempo foi médio, 1 (9,09%) considerou tempo longo e 1 (9,09%) assinalou que o tempo de permanência com peso reduzido foi muito longo.
O uso de dietas da moda pelos pacientes questionados foi baixo, o que indica que possuem um adequado conhecimento sobre alimentação. As dietas da moda podem trazer vários malefícios à saúde dos indivíduos que as praticam e que se manifestam por meio de vários sintomas. Além disso, o sucesso almejado pelo uso dessas dietas parece ser baixo em longo prazo.
Bruna Sousa Albino
Fonte:http://www4.uninove.br/ojs/index.php/saude/article/viewFile/2322/1783
Bruna Sousa Albino
Fonte:http://www4.uninove.br/ojs/index.php/saude/article/viewFile/2322/1783
Nenhum comentário:
Postar um comentário