quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CÃIBRAS MUSCULARES: CAUSAS E TRATAMENTOS


Apesar de existirem muitas causas para cãibras musculares, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem atletas a cãibras musculares. O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis. Sob tais condições, uma leve tensão e um movimento subseqüente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente.
Estudos mostram que o sódio em bebidas repositoras ou adicionada a comida e água ajuda a evitar as câimbras. Por muitos anos, jogadores atribuíram cãibras à falta, no organismo, de potássio ou outros minerais como cálcio ou magnésio. No entanto, pesquisas mostram que esses minerais são menos propensos a causar cãibras.
As quantidades de potássio, cálcio e magnésio no suor são baixas se comparadas com as de sódio e cloreto. Além disso, potássio, magnésio e cálcio são facilmente repostos com dieta. Consequentemente, um déficit desses minerais é raro.
Diabetes, doenças neurológicas ou problemas vasculares são fatores que favorecem a ocorrência de cãibras. Alguns relatos também indicam que o uso de certos suplementos dietéticos como creatina pode aumentar os riscos de cãibras musculares.

Recomendações para evitar Cãibras:
·         Beba líquidos para se hidratar;
·         Reponha níveis de sódio durante os intervalos de exercícios pesados e transpiração abundante com uma bebida esportiva;
·         Assegure uma recuperação nutricional adequada (particularmente para o sal) e descanse os músculos após um treino intenso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário