Uma dúvida que muitos brasileiros interessados em esporte têm: Se realmente ocorreu um considerável aumento de praticantes do Voleibol dentro das escolas. Trabalhar com possibilidades que demonstrem que o interesse das crianças e jovens aumentou e mesmo com dificuldade de estrutura dentro das escolas para a prática do esporte, a falta do material adequado e o espaço necessário, e se o Voleibol continua tendo o número de praticantes crescendo dentro do âmbito escolar. Essa pergunta pode ter uma resposta fácil, ao dizer que a seleção brasileira de Voleibol possui atletas de qualidade, e obtêm resultados excelentes em competições internacionais, mas também porque a mídia de uma forma geral idolatra os vencedores e a repercussão se torna cada vez maior dentro do Brasil, esse fenômeno foi passado para dentro das escolas brasileiras, local onde é fundamental que haja a iniciação esportiva, a criança que vêem em seus ídolos vencedores no Voleibol como exemplos a serem seguidos e se interessam pela prática do esporte.
O Voleibol obteve uma ascensão surpreendente nos últimos anos, principalmente nos últimos 20 anos, devido a inúmeros fatores que serão descritos adiante. A partir de um detalhado planejamento, de um rígido profissionalismo e um forte investimento na base fez do Brasil uma potência na modalidade. Esse sucesso passou a servir como exemplo para outras nações consideradas de “Primeiro Mundo”, sendo até copiado em alguns aspectos.
A divulgação na mídia, em termos de resultados nas competições de alto nível, gerou um fenômeno onde tomou a frente na preferência de alguns esportes mais populares dentro da escola como o handebol e o basquetebol. A partir disso, é possível pensar os fatores que influenciaram o aumento do sucesso do Voleibol no país e do número de praticantes dentro das escolas. O trabalho de inclusão social pelo esporte e o fortalecimento do trabalho de base ligado ao sucesso do esporte de alto nível e exposição na mídia, para que cada vez mais aumente o interesse popular e o número de crianças e adolescentes curiosas na prática do Voleibol dentro das escolas, e incentive não somente as crianças, mais também os professores a desenvolver um trabalho bem feito que seja fundamental para que haja um crescimento contínuo do interesse dos praticantes, e pelo prazer de praticar o esporte Voleibol. Seguindo assim, uma evolução pedagógica do desporto ensinado na escola e a forma de colocá-lo com um fator de inclusão social e de debates sociológicos. A partir dessa situação emerge o nosso problema, a saber: Houve maior adesão na prática de Voleibol por parte de alunos nos últimos vinte anos?
Nas Olimpíadas a presença do Voleibol ocorreu em Tóquio (1964). A União Soviética consagraram-se campeã na categoria masculina, enquanto na categoria feminina as japonesas ganharam o ouro.
A evolução técnica do Voleibol no Brasil despertou o interesse do público, com isso a televisão passou a transmitir alguns jogos. Em 1981, o Mundialito de Voleibol Feminino, realizado em São Paulo, foi transmitido pela TV Record ao vivo, conseguindo índices altíssimos de audiência para a época. Segundo Bojikian: “Foi um marco histórico para o nosso esporte.
Hoje em dia, o Brasil possui o melhor Voleibol do mundo obtendo sucessos em ambas as categorias (masculino e feminino), com isso abri-se um campo de trabalho imenso para os profissionais de Educação Física.
A formação de um mercado consumidor do esporte Voleibol é fundamental para que jovens se interessem pelo consumo e prática das atividades ligadas ao esporte dentro das escolas, em Marchi Junior (2008, p. 7) podemos encontrar que “A conquista da prática e do consumo do esporte passou a ser interpretada como uma vertente da cultura de massas, por nós, eleita como cultura esportiva de massas.” Logo se efetivou um fenômeno de uma indústria cultural em que a própria paixão que lotava os ginásios de espectadores ávidos por espetáculos esportivos, começou a ser direcionada para um grande consumo na expectativa de aproximação entre o público e o atleta-profissional transformado em ídolo.
Frente essas considerações, surge uma nova forma de valorização dos esportes que o associa a formação de um mercado consumidor.
O espelho para o aluno passa a ser o atleta bem sucedido de Voleibol, assim o interesse pela prática esportiva de sucesso midiático aumenta, e o Voleibol se encontrada relacionada à palavra sucesso e espetáculo de mídia. O Brasil se firmou ainda mais como uma potência do Voleibol internacional. No sexo masculino, passou a disputar os principais títulos internacionais, em todas as categorias, conquistando somente na categoria adulta, inúmeros torneios sul-americanos, pan-americanos, um título olímpico, um campeonato mundial e três títulos da liga mundial.
No feminino, o Voleibol também se afirmou como esporte de massas em nosso país, sendo que internacionalmente a equipe brasileira adulta já domina o continente sul-americano, e cada vez maior em âmbito mundial, já tendo conquistado o primeiro título olímpico em Pequim-2008 e alguns títulos do Grad Prix.
A partir da formulação de situação-problema, questões de estudo, objetivos e metodologia, podemos inferir que a opinião da literatura sobre o aumento da adesão na prática do voleibol nos últimos vinte anos se dá principalmente em dois principais argumentos, a saber: na espetacularização do Voleibol, no conflito entre escola e competição e em uma análise histórica, técnica e tática do Voleibol
Respondendo às questões norteadoras da pesquisa, podemos afirmar que houve uma adesão significativa na prática do voleibol nas escolas, uma vez que a literatura reforça o fenômeno da espetacularização, atingindo assim o público escolar.
Outro fator preponderante no aumento na prática do Voleibol foi a emergência das competições escolares, que podemos constatar a existência de dois lados: o positivo: maior praticantes de voleibol na escola e o negativo: o critério seletivo dos jovens talentos, fazendo com que houvesse o fenômeno da exclusão.
A literatura na qual nos apoiamos e as informações reveladas nos autorizam a concluir que grande parte das escolas sofreu o processo de adesão contínua e aumento do interesse dos alunos pelo Voleibol. Sendo assim, pensamos esses fatores abordados seriam um indicativo de mudança, mostrando o respeito às singularidades de cada escola.
Postado por: Heleuza Silva e Priscila Lumazini
Nenhum comentário:
Postar um comentário