A hipertensão arterial (HA) afeta aproximadamente um terço dos indivíduos em todo o mundo e, por essa razão, se constitui em um dos mais importantes fatores de risco (FR) para as doenças cardiovasculares (DCV).
No Brasil, nas ultimas quatro décadas, as DCV tem sido a principal causa de morte: em 2007 responderam por 29,4% do total de óbitos, sendo 74,1% causados pela doença cerebrovascular, doença isquêmica do coração e doença hipertensiva.
Diante da relevância do problema, medidas de contenção do seu avanço se justificam plenamente, não apenas com ênfase no diagnostico e tratamento dos indivíduos já acometidos e/ou na identificação daqueles mais suscetíveis ao seu desenvolvimento, mas principalmente na implementação de estratégias populacionais de grande alcance no sentido de prevenir o aparecimento da doença.
Modificações no estilo de vida:
· Alimentação saudável: estudos demonstram que o consumo de alimentos com baixo teor de gordura, com ênfase na ingestão de frutas, legumes e vegetais, fibras solúveis, grãos e proteínas de origem vegetal, reduziu significativamente a PA.
· Ingestão de sódio: Deve ser restrita a menos de 2.300 mg (100 mmol)/dia em não hipertensos e 1.500 mg a 2.300 mg/dia em hipertensos (65 mmol to 100 mmol/dia). A ingestão excessiva de sódio tem sido correlacionada com a elevação da PA.
· Controle do peso: Perda ponderal de 5% a 10% traz benefícios para o controle da PA, da dislipidemia e da hiperglicemia. Estratégias para redução de peso deverão ser permanentes e multidisciplinares.
· Atividade física: Exercícios físicos mesmo de intensidade moderada já conferem benefícios substanciais e sao capazes de reduzir a pressão arterial casual (-3,0/2,4 mmHg) e na MAPA (-3,3/3,5 mmHg), além de reduzir o risco cardiovascular global. Os exercícios de resistência também reduzem a PA, embora de forma menos consistente
Estresse: O impacto benéfico da redução do nível de estresse, religiosidade e/ou espiritualidade na saúde física e mental tem sido relatado em alguns estudos, entretanto ainda carece de evidencias para sua recomendação.Bruna Sousa Albino
Fonte: http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/17-2/08-prevencao.pdf
Tantas doenças afetam nosso corpo ao longo da vida,tantos problemas tiram nossa saúde.Algumas não temos controle nenhum sobre elas e não podemos evitá-las,mas a hipertensão é diferente.Pode ser evitada.Por isso cabe a nós fazer todo o esforço para evitar que este mal chegue até nós e roube nossa qualidade de vida e até mesmo,a nossa vida.Vale a pena fazer mudanças na alimentação,nos hábitos de vida.E para quem já tem a doença,é preciso um esforço a mais;cuidados mais radicais,acompanhamento médico,dieta,tudo em nome da boa saúde.
ResponderExcluirPensei em colaborar deixando aqui uma dica para quem precisa de acompanhamento especializado para tratar a hipertensão arterial.
Espero que aproveitem bastante.
http://bit.ly/bdk4I7