sábado, 26 de fevereiro de 2011

Alcolismo



O consumo de bebidas alcoólicas tem crescido na maioria dos países, pois bebidas alcoólicas são amplamente relacionadas a momentos de festividades e de confraternização. Porém o consumo de álcool em excesso pode levar a dependência de álcool conhecida como Alcoolismo, que é considerado doença pela Organização Mundial da Saúde.


O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a conseqüências irreversíveis. No Brasil o consumo de bebidas alcoólicas cresce progressivamente. Estudos estimam que 10% da população brasileira apresentam danos físicos e psíquicos decorrentes do abuso do álcool.Hoje sabe-se que o álcool é uma droga hepatotóxica direta, responsável pela instalação da doença hepática alcoólica de graus variados, podendo ser leve (esteatose ) até a forma crônica irreversível (cirrose).

Outras graves conseqüências relacionadas ao alcoolismo são câncer de pâncreas, esôfago e estômago, demência, doenças dos nervos periféricos, infarto do coração, derrame cerebral, desnutrição, traumas diversos, acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, depressão, agressões domésticas e até mesmo homicídios e suicídios.

A desnutrição protéico-energética é freqüente nos pacientes cirróticos e elevam o risco de mortalidade. Por isso é indispensável atenção quanto a terapia nutricional desses pacientes e a integração desses pacientes a grupo de apoio.



 Referência bibliográfica   http://www.scielo.br/pdf/%0D/prc/v16n2/a06v16n2.pdf
                                            bvsms.saude.gov.br/html/pt/.../58alcoolismo.html

                                         
Bruna Naves de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário