Durante a prática de exercícios físicos há produção de radicais livres, que promovem o estresse oxidativo. O corpo se protege naturalmente dessa situação com a liberação de antioxidantes. Em indivíduos treinados, essa resposta é eficiente, já praticantes esporádicos estão menos adaptados a situação. Há também a possibilidade da ingestão desses agentes através da alimentação. Entre os antioxidantes, uma classe bastante utilizada é a dos flavonóides, que promove benefícios ao organismo como: Ação anti-inflamatória, anti-alérgica, anti-hemorragica, prevenção a certos tipos de câncer além de contribuir para a absorção de vitamina C. Essa substância pode ser encontrada em alimentos como: frutas cítricas, frutas vermelhas, cebola, salsa, chá branco e verde, vinho tinto e chocolate amargo.
Referência Bibliográfica
García, J.A.V.; Daoud, R. Efeitos dos antioxidantes fenólicos na prática desportiva. Fitness & Performance Journal, v.1, n.4, p.21-27, 2002.
Postado por: Felipe Vazami e Lilian Taeko
Olá, amigos! PARABÉNS pelo Blog!
ResponderExcluirAdoro apreciar um bom vinho! Já os chocolates, alteram minha ansiedade e procuro evitá-los em dias de treino ou prova.
Um abraço,
Kleber RG
www.maratonacorreria.com