A isoflavona é um tipo de fitoesteróide mais comum e pode ser encontrada principalmente em leguminosas, tendo maior destaque a soja e seus derivados por apresentar maior quantidade deste componente.
Estudos realizados demonstraram os benefícios das isoflavona tais como na prevenção e/ ou tratamento de cânceres relacionados ou não com hormônios, osteoporose, doenças cardiovasculares, além de amenizar sintomas da menopausa.
A quantidade e o perfil de isoflavonas encontrada nos alimentos varia de acordo com as condições de processamento. Estudo realizado em onze tipos de soja e doze tipos de alimentos processados demonstrou maior quantidade pó de soja tostado e mais baixo
no molho de soja.
Estudos demonstraram maior consumo da soja nos países asiáticos, cerca de 25-40mg/dia em mulheres na pós-menopausa, enquanto que as americanas consomem menos de 1mg/dia. No Brasil, a população não está habituada a consumir a soja. O óleo de soja, presente na dieta, não contém isoflavonas.
Referência Bibliográfica
BEDANI, R.; ROSSI, E.A. Isoflavonas: bioquímica, fisiologia e implicações para a saúde. Disponível em: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=423810&indexSearch=ID Acesso em:08/02/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário