sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sal: cuidado com o excesso


O excesso do consumo de sódio está presente em diversos países tanto nos mais ricos quanto nos países menos desenvolvidos, o que pode acarretar no desenvolvimento de doenças crônicas como a hipertensão.
Grande parte está relacionada ao aumento do consumo de produtos industrializados que contém altas concentrações de sódio. Os que possuem maires concentrações são:

-Macarrão instantâneo
-Fast Food
-Molho de soja (shoyu)
-Bolachas e salgadinhos
-Refrigerantes, maior ainda nas versões diet/light

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o limite máximo é de 2 gramas de sódio o que equivale a 5g de sal por pessoa.
Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) realizada entre julho de 2002/2003 demonstrou que no país a quantidade consumida foi de 4,5 gramas de sódio por pessoa por dia, o que demonstrou que a população ultrapassou o limite.
Algumas dicas para reduzir o consumo do sal:


-Retire o saleiro da mesa. Muitas vezes adicionamos ao nosso prato de modo mecânico e automatizado, mesmo sem haver a necessidade.
-Procure introduzir alimentos in natura, substituindo os alimentos industrializados e pré preparados, com alta concentração de sódio.
-Cheque frequentemente os rótulos dos alimentos, para saber o quanto está sendo ingerido.


Postado por Felipe Vazami e Lilian Taeko 
Referência Bibliográfica
SARNO, Flavio et al . Estimativa de consumo de sódio pela população brasileira, 2002-2003. Rev. Saúde Pública,  São Paulo,  v. 43,  n. 2, Apr.  2009 

Nenhum comentário:

Postar um comentário