sábado, 12 de março de 2011

Prática esportiva e sistema imune.


Algumas pessoas acreditam que atividade fisica pode interferir no sistema imunológico, todavia, estudos demonstram que exercicios de alta intensidade e o baixo preparo fisico promovem uma diminuição dos leucócitos, ou seja, a baixa imunidade. Entretanto em exercicios de baixa intensidade e curta duração os niveis de leucocitos retornam rapidamente a normalidade.
O exercicio pode ocosionar a ativação de células que diminuem os linfócitos por uma ação parcial da adrenalina. Já em outros estudos atletas com um bom condicionamento fisico apresentam uma melhor resposta do sistema imunológico.Entre as doenças ocasionadas pela diminuição do sistema imunológico em atletas estão as infecções do trato respiratório e as doenças infecto contagiosas.

Infelizmente não esta comprovado que os atletas e pessoas ativas estão mais, ou menos sujeitos a contrairem a infecção do trato respiratório superior do que os sedentários. Contudo, existem relatos que os atletas de alto nível, como maratonistas, estão mais propensos a adiquirirem a doença.Desta forma para a prevenção
é muito importante uma boa higiene, um tempo adequado de treino que não ultrapasse os limites físicos do indivíduo, evitar treinos e m períodos de baixa imunidade (infecções e estresse), também são importantes orientações sobre os riscos de contágio das doenças, além de uma alimentação saudável e balanceada.


Referência Biblográfica:

 Postado por:  Bruna Naves,Larissa Antunes,Lilian Taeko

Nenhum comentário:

Postar um comentário