A saúde cardiovascular é uma das maiores preocupações hoje em dia. Existem vários fatores responsáveis pelo aparecimento de doenças cardiovasculares, a falta de atividade física e a má alimentação são uns dos principais.
Acredita-se que as atividades aeróbias e de endurance podem diminuir os níveis de incidência destas doenças, porém não se sabe qual a forma de atuação. Muitas autoridades da saúde suspeitam que os resultados não sejam diretos, mas sim efeitos associados como a diminuição da gordura corporal e a pressão sanguínea.
Os exercícios de endurance exercem também uma influência benéfica significativa no perfil lipídico, como o aumento do HDL-colesterol conhecido como o “bom colesterol”.
De modo geral, o aumento da pratica de atividade física está associada a concentrações plasmáticas inferiores de triglicérides e LDL (mau colesterol) e o aumento do HDL.
Algumas pesquisas mostram que nem exercícios de explosão e nem o de menor ou maior intensidade produzem efeitos sobre o colesterol.
Vale lembrar que a diminuição dos níveis do LDL e aumento do HDL só podem ser observadas com uma pratica regular de exercícios de endurance ou aeróbios mais cuidados: nada de excesso! Principalmente as mulheres que podem apresentar amenorréia e inverter os benefícios.
Pesquisas revelam que os efeitos benéficos dos exercícios são complementos de uma dieta com conteúdo de gordura modificado, como a substituição de gordura saturada ou trans por ácidos graxos Omega 3 e 6.
O cuidado com a saúde é essencial, portanto faça atividades físicas e regule sua dieta sempre de acordo com a orientação de um profissional.
Referencia Bibliográfica:
Willians, M.H. “Nutrição para saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo. Manole- São Paulo, 2002.
Postado por: Larissa Antunes e Vitória Régia
Nenhum comentário:
Postar um comentário