sexta-feira, 11 de março de 2011

Tribullus Terrestris



É uma erva que tem sido utilizada por suas características terapêuticas durante vários séculos. Na Grécia Antiga era muito comum o uso de seus frutos secos como laxante suave e tônico geral. Na China já foi utilizado para tratar problemas de fígado e como remédio cardiovascular, já na India era usado como afrodisíaco. Seu uso mais disseminado no tratamento de disfunções sexuais em homens e mulheres.
O seu uso no esporte se iniciou com a especulação de que o Tribullus teria a capacidade de aumentar os níveis de testosterona em indivíduos saudáveis, o que por conseqüência aumentaria a massa muscular do usuário. Porém muitos estudos provam a ineficiência no aumento do hormônio e também de massa magra.
Um dos estudos foi  realizado durante cinco semanas em jogadores de rúgbi demonstraram que não houve diferença significativa entre os indivíduos que foram suplementados ou não com o Tribullus Terrestris conforme relatado pelos fabricantes. Além disso, ao analisar a urina não alterarção na concentração de testosterona e epitosterona, não colocando o atleta em risco no teste antidoping.

Postado por: Felipe Vazami e Lilian Taeko

Referência Bibliográfica
  Rogerson S. et al . "The Effect of Five Weeks of Tribulus terrestris Supplementation on Muscle Strength and Body Composition During Preseason Training in Elite Rugby League Players". The Journal of Strength & Conditioning Research, 2007. 21 (2): 348–53.

Nenhum comentário:

Postar um comentário