É uma fruta típica da região Norte do Brasil como Amazonas, Pará, Acre e Amapá e que nos últimos anos sofreu aumento no consumo sob as formas de sucos, doces, sorvetes , geléias, muitas vezes acompanhados por frutas e outros ingredientes.
Na região de origem é consumida na forma de farinha de mandioca ou tapioca. Na indústria é utilizada na preparação de refrescos e sorvetes.
Estudos relataram que o açaí é rico em proteínas, fibras e lipídeos. Além disso, contém Vitamina C, E, B1 e B2 e alguns minerais como fósforo, ferro e cálcio.
Possui alto valor energético, apresentando cerca de 262 kcal em 100g da polpa e quando passa pelo processo de industrialização, esse valor pode diminuir.
Entretanto, pelo alto valor calórico deve ser consumido com moderação, principalmente as pessoas que controlam a ingestão de alimentos. Se consumido por praticantes de atividade física antes do treino pode levar a desconforto gastrintestinal e interferir no treino.
Entre os diversos benefícios destacam-se:
- combate aos radicais livres e prevenção de certos tipos de câncer
- auxílio no combate ao envelhecimento
- favorece a circulação do sangue e atua combate ao envelhecimento
- controle do colesterol pela presença de antocianinas;
- melhora as funções intestinais pelas fibras;
- combate e prevenção da anemia ferropriva
Para o esporte é um podereso na reposição energética; combate à fadiga; pode auxiliar no aumento do rendimento em exercícios físicos e fortalecimento muscular.
Postado por: Felipe Vazami e Lilian Taeko
Bibliografia
Palácio, V.S.; Sampaio, E.L.; et.al. Valores nutricionais do açaí: uma revisão literária no contexto da nutrição esportiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário