A beta-alanina é um aminoácido produzido naturalmente nas células do músculo, é um fator limitante na produção de carnosina, que está presente no músculo e cerebro. O aumento dos níveis e carnosina levam uma série de melhorias fisiológicas no nível muscular que permitem prolongar o exercício.
A carnosina inibe a ação acidificante do hidrogênio, adiando a acidose intramuscular que causa a fadiga. Outro efeito importante é a ação antioxidante, favorecendo a recuperação muscular e um menor aparecimento de lesões.
Como a carnosina não resiste à digestão, é facilmente degradada, não atingindo o músculo em sua forma intacta. Por isso a suplementação de beta-alanina é usada, agindo junto com a histidina, que já é encontrada em quantidade suficiente em indivíduos saudáveis, forma-se a carnosina.
Estudo feito com suplementação de beta-alanina por 4 semanas, aumentou os níveis de carnosina em 65%, e teve benefícios como:
-Aumento da força e potência muscular
-Aumento de massa muscular
-Aumento de resistência aeróbica e anaeróbica
-Atrasa fadiga muscular
A média de dosagem apresentada em estudos é de 3 a 5 gramas, entretanto ainda há muita discussão em relação a eficácia do suplemento e mais estudos precisam ser realizados.
Postado por:
Felipe Vazami e Lilian Taeko
Bibliografia:
*3 Abbie E Smith et al, Effects of β-alanine supplementation and high-intensity interval training on endurance performance and body composition in men; a double-blind trial Journal of the International Society of Sports Nutrition 2009, 6:5
Nenhum comentário:
Postar um comentário