quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Chá de hibisco emagrece?


Muitas pessoas acreditam que o chá de hibisco ajude a emagrecer. Mas será verdade?

Primeiramente é importante saber que o hibisco utilizado para o chá não é o mesmo hibisco que vemos nos jardins. O hibisco utilizado no chá tem o nome científico de Hibiscus sabdariffa, é muito conhecido na Ásia e na África e costuma ser utilizado na forma de geléias, gelatinas e bebidas. As flores do hibisco possuem polifenóis, antocianinas e flavonóides que possuem efeito antioxidante.

A maioria dos estudos existentes utilizaram ratos nos experimentos, os estudos dos efeitos do hibisco em humanos ainda é pouco investigado. Os estudos com humanos encontraram melhora na pressão arterial e excreção de sódio e diminuição do colesterol LDL (“mau colesterol”).

Hibisco X colesterol

O estudo foi realizado com 57 indivíduos com idades entre 35 e 60 anos e que apresentavam LDL colesterol 130-190 mg/dl. Eles foram divididos em dois grupos, que receberam placebo ou o hibisco. Além disso, ambos os grupos receberam orientação para melhorar os hábitos alimentares.

Ao final do estudo, não houve alterações no colesterol total dos participantes, porém o LDL colesterol teve redução de 18% , enquanto o grupo placebo teve redução de 12%. O grupo que recebeu hibisco também apresentou 10% de redução nos triglicérides, enquanto o grupo placebo não apresentou mudanças.

Apesar das diferenças não serem estatisticamente significativas e dos autores concluírem que as alterações foram em decorrência das mudanças de hábitos, ambos os grupos receberam a mesma orientação para essas mudanças, o que sugere que o hibisco teria um efeito benéfico, reduzindo o colesterol LDL, porém mais estudos são necessários.

Hibisco X Hipertensão Arterial

O estudo dividiu hipertensos em dois grupos, o controle recebeu captopril (um medicamente anti-hipertensivo) e o experimental tomou infusão de hibisco seco antes do café-da-manhã por 4 semanas. Ao final do estudo, os pesquisadores verificaram redução na pressão arterial em ambos os grupos, além disso, o grupo que tomou a infusão de hibisco apresentou maior excreção de sódio, sem alterações nos outros eletrólitos.

Os autores concluem que os efeitos do hibisco sugerem novos estudos para verificar quais os compostos bioativos responsáveis pelas mudanças, bem como fitoterápicos.

Assim, é possível verificar que o hibisco possui um efeito diurético e, possivelmente, devido a isso é associado ao emagrecimento, porém ainda não há estudos que comprovem tal efeito.

Postado por: Marcelle Comenale

Fontes consultadas:

HERRERA-ARELLANO, A. et al. Effectiveness and tolerability of a standardized extract from Hibiscus sabdariffa in patients with mild to moderate hypertension: a controlled and randomized clinical trial. Phytomedicine, n. 11, p. 375–382, 2004.

KURIYAN, R. et al. An evaluation of the hypolipidemic effect of an extract of Hibiscus Sabdariffa leaves in hyperlipidemic Indians: a double blind, placebo controlled Trial. BMC Complementary and Alternative Medicine, p. 10-27, 2010.

Um comentário:

  1. Gostei da luz acadêmica que lança sobre esse assunto. Vou pesquisar nas suas fontes pra atualizar o conteúdo do meu site sobre esse assunto. Parabéns.

    ResponderExcluir