A framboesa é um fruto suculento de sabor doce e suave. É um fruto que se adapta em regiões de clima frio. Quando maduro este fruto torna-se muito delicado, dificultando seu transporte e manuseio.Quando maduras, as framboesas ficam vermelhas.A camada externa deste fruto é formada por pequenos gomos e a interna é oca. Em função de sua aparência e sabor, muitas pessoas confundem a framboesa com amora. No Brasil, é época desta fruta é de outubro a janeiro.
Além de saborosa, é uma fruta que tem sais minerais, como ferro, fósforo e cálcio e uma grande quantidade de vitaminas A, C, B1 (tiamina) e B5(niacina), que são importantes para diversos papéis no metabolismo celular e no crescimento. É rica também em antocianinas, que têm mostrado efeitos benéficos na proteção contra doenças cardiovasculares e melhoras no controle do mau colesterol.
Também possuem fibras, que são bastante importantes para a regulação do trato gastrointestinal. A cada 100 gramas de framboesa, podemos obter aproximadamente 4 gramas de fibras.
Composição :
Nas folhas há ácido tânico, ácido láctico, ácido succínico e ácidos não saturados, nos frutos há a pectina, glicose e ácidos de fruta. Das sementes de framboesa isoladas e secas ao ar obtém-se 13,5 % de um óleo pouco espesso e de cor verde amarelada, cujo cheiro recorda o ácido linoléico e cuja capacidade de secar é muito parecida com a deste último. Os ácidos gordurosos muito líquidos são compostos principalmente de ácido ninólico e linoléico. Os ácidos e isolinoléico só se apresentam em quantidades reduzidas.
Emprego como alimentos:
Em função do seu sabor é muito utilizada para a fabricação de bolos, tortas, sucos,refrescos, geléias, doces e até mesmo em pastelarias. Recomenda-se o consumo do alimento cru.
Algumas curiosidades terapêuticas com a fruta e suas folhas:
FOLHAS:
Como as folhas contêm tanino, possuem, tais como as das amoreiras, um efeito antidiarréico e antiinflamatório. Uma mistura de folhas de framboesas e de amoreiras dá bons resultados nos catarros, nas irritações e inflamações das vias gastrintestinais, nas diarréias e catarros inflamatórios do intestino grosso e nas hemorragias por hemorróidas. Nas inflamações das gengivas e de garganta, a infusão das folhas de framboesa pode utilizar-se para enxaguaduras calmantes.
FRUTA:
As framboesas, sob o ponto de vista curativo, excitam, pelo seu conteúdo em frutose, ácidos de frutas e componentes fixos, o peristaltismo intestinal e limpam os tecidos de um excesso de ácidos pela sua grande riqueza em bases. Urna cura de framboesas é útil contra a prisão de ventre, e reumatismo e outras doenças metabólicas, e sobretudo contra as doenças do fígado, dos rins e hemorróidas. Além disso, como a framboesa apresenta um conteúdo abundante de vitaminas, preparada em suco, compota, doce e geléia, é um meio conveniente para evitar ou equilibrar os casos de insuficiência de vitaminas, durante as estações do inverno e da primavera.O suco de framboesas serve como meio para melhorar o sabor dos preparados farmacêuticos. O refresco de framboesas, mediante a diluição do suco em água, é uma bebida apropriada para os doentes com febre, pois tira a sede e ajuda a curar.
Postado por: Julia Tineu
Fontes pesquisadas:
ERIG, Alan Cristiano; Schuch Marcia Wulff. Tipo de luz na multiplicação in vitro de framboeseira. Rev. Bras. Frutic. v.27 n.3 Jaboticabal dez. 2005
ANJO, Douglas Faria Corrêa. Alimentos funcionais em angiologia e cirurgia vascular. J Vasc Br. 2004;3(2):145-54.
Nenhum comentário:
Postar um comentário