O Kefir apresenta-se em formato de grãos que são adicionados ao leite e o fermentam, formando uma bebida probiótica. Trata-se de uma associação simbiótica de leveduras, bactérias ácido-láticas e bactérias ácido-acéticas. A composição microbiana dos grãos de kefir varia conforme a região de origem, o tempo de utilização, o substrato utilizado para proliferação dos grãos e as técnicas usadas em sua manipulação.
A fermentação resulta em um alimento rico em ácidos lático, acético e glicônico, álcool etílico, gás carbônico, vitamina B12 e polissacarídeos que conferem ao produto características sensoriais singulares. A bebida possui também aminoácidos e proteínas de fácil digestão.
Os benefícios do kefir já relatados em estudos foram: redução dos efeitos de intolerância à lactose, melhora do sistema imune, balanço da microbiota intestinal ajudando assim a regular o intestino. Além disso, um estudo verificou possível atividade anti-inflamatoria e outro estudo
O Kefir ainda não é industrializado, ele é doado por pessoas que já o utilizam. Uma vez que se consegue os grãos, basta adicioná-los ao leite, preferencialmente desnatado, e esperar a fermentação. Após isso, côa-se a preparação. O leite fermentado pode ser ingerido puro ou batido com frutas. Os grãos que ficaram na peneira devem ser colocados no leite novamente para uma nova fermentação, e isso poderá ser repetido quantas vezes se desejar, mantendo-se as propriedades benéficas.
Gelado de Limão Light com Kefir (http://www.kefir.50webs.org)
Ingredientes
4 colheres de sopa de suco de limão
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
3 colheres de sopa de adoçante em pó
250ml (1 copo) de kefir de leite
Modo de Preparar
Coloque a gelatina numa tigela e hidrate com 3 colheres de sopa de água;
Leve ao fogo em banho-maria por 5 minutos ou até amolecer (ou microondas por 40 segundos em potência alta);
Bata no liquidificador todos os ingredientes por 2 minutos até ficar homogêneo;
Distribua em 2 taças e leve para gelar por 2 horas ou até endurecer;
No momento de servir decore com raspas de limão.
Postado por: Marcelle Comenale
Fontes consultadas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário