quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Grupos da Pirâmide Alimentar - Os Energéticos


Pirâmide Alimentar é uma representação gráfica facilitadora para a visualização dos alimentos assim como a sua escolha nas refeições do dia. É um instrumento de orientação nutricional utilizado por profissionais com objetivo de promover mudanças de hábitos alimentares visando a saúde global do indivíduo e a prevenção de doenças.

A “Pirâmide Alimentar Brasileira”, é em quatro níveis, sub-divididos em 8 grupos. Cada um desses níveis corresponde a um grupo de alimentos (energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras). Esses grupos são divididos de acordo com as características dos alimentos que os formam e as quantidades que eles devem ser ingeridos durante o dia. Quanto maior for a porção da pirâmide que o grupo ocupa, maior é a quantidade que devemos ingerir de determinados alimentos.


Grupo dos energéticos
Composto pelos alimentos ricos em carboidratos. Fornece energia para o organismo exercer suas funções. Os carboidratos são encontrados nos pães, bolachas, massas, cereais (arroz, milho, trigo, aveia, cevada e centeio), tubérculos (batata e mandioca).


PORÇÕES A SEREM INGERIDAS:

Grupo dos pães, cereais, massas, tubérculos e raízes  
Os pães, o arroz, o milho, a mandioca, os biscoitos salgados e a batata são exemplos de alimentos que compõem esse grupo e fornecem um nutriente chamado carboidrato complexo. Devem ser consumidos em maior quantidade durante o dia, pois oferecem a energia necessária para o corpo desempenhar as atividades diárias, como andar, ler e falar. Para uma pessoa adulta o número de porções varia de 5 a 9, dependendo do sexo, idade, prática de atividade física, etc.


EXEMPLO DE QUANTIDADE DAS PORÇÕES EM GRAMAS (g) E EM  MEDIDA CASEIRA

Arroz, Pães, Massas, Batata e Mandioca - 1 porção = 150 kcal
·         arroz branco cozido 4 colheres de sopa (125g)
·         batata cozida  1 e 1/2 unidade (175g)
·         pão de forma tradicional  2 fatias (43g)
·         pão francês  1 unidade (50g)
·         biscoito tipo “cream cracker”  5 unidades (32,5g)

 Na postagem de hoje, falamos apenas sobre a base da pirâmide, ou seja, os alimentos energéticos, nas próximas postagens de Bruno Garbini e Danielle Loverri, continuaremos falando sobre os demais grupos: Grupo dos reguladores, Grupo dos construtores, Grupo dos energéticos extras.


                                   Postado por Bruno Garbini e Danielle Loverri


Fontes consultadas:

PINHEIRO et al. Tabela para Avaliação de Consumo Alimentar em Medidas Caseiras. 2005.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, Manual de orientações, programa estadual de alimentação escolar. 2010.

MOTA, J.F  et al. Adaptação do índice de alimentação saudável ao guia alimentar da população brasileira. Rev. Nutr. vol.21 no.5 Campinas.2008

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ALIMENTAÇÃO. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO Versão 2 – Segunda Edição. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas , São Paulo,  2006.


PHILIPPI, S.T. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Rev. Nutr., Campinas, São Paulo, 1999. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário