Estudos observaram as funções do zinco em nosso organismo, e destacaram- se funções tais como manter o unhas ,cabelo e a pele saudáveis , e no desenvolvimento e funcionamento dos órgão reprodutores. Os estudos também revelaram que o zinco é requerido para a estrutura e atividade de mais de 300 enzimas. Sua atividade antioxidante é muito requerida pelo organismo, principalmente na prática de atividade física , no caso de atividades físicas intensas sua deficiência se torna algo corriqueiro.
Sua ingestão deficiente é mais comum em mulheres atletas, devido ao menor consumo de energia. Com a baixa ingestão, o organismo utiliza mecanismos de ajustes para manter o equilibrio, tais como alteração na taxa de turnover do zinco plasmático e tissular e na excreção de zinco urinário e fecal, de forma a assegurar a manutenção das funções vitais dependentes desse mineral , ou seja ocorre um desgaste desnecessário do organismo para se manter em equilíbrio em alguns aspectos , que com a ingestão adequada de zinco não ocorreria.
Os atletas geralmente consomem quantidade de zinco na dieta insuficiente para compensar as perdas aumentadas pelo suor e urina e para atender a elevada demanda bioquímica. O papel do zinco nos mecanismos de proteção antioxidante associados à intensa atividade física pode ficar limitado em virtude da sua baixa ingestão, prejudicando a performance e a saúde do atleta Sendo assim, este nutriente merece maior atenção no aconselhamento nutricional para minimizar os danos causados pelo estresse oxidativo sobre o desempenho e a saúde dos atletas.
O zinco se enquadra na classificação antioxidantes função preventiva.
Para adultos, a ingestão diária recomendada de zinco na dieta é de 11mg/dia para homens e 8mg/dia para mulheres (DRIs, 2001). Não há recomendações específicas para atletas, os quais têm o hábito de consumir dietas ricas em energia, fato que, no entanto, não é garantia o consumo de quantidades adequadas de minerais e vitaminas.
![](file:///C:/Users/Rosa/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.jpg)
Com a análise da sua alimentação o nutricionista pode diagnosticar a deficiência. Mas existem exames laboratoriais que fazem uma analise mais detalhada.
Alimentos Fonte
· Ostras,Caranguejos,Carne vermelha,Aves (parte escura),Leite e derivados,Castanha de caju, Amêndoas, Amendoim,Feijão,Semente de abóbora ,Castanha do Pará, Grão de bico, Tahine, Queijo Cheddar, Iogurte de frutas.
Dentre outros...
Suplementos
Dependendo da deficiência , especialistas podem recomendar suplementos de zinco, o que é muito fácil de encontrar no mercado , a maioria busca ter a quantidade da recomendação diária deste micronutriente.
Existem também suplementos que conjugam o zinco com vitaminas.
Exemplos :
Multivitaminicos , Vitamina C com zinco, etc.
Um suplemento a base de zinco que ganhou muito destaque foi o ZMA (Aspartato de Monometionina de Zinco). ZMA é um suplemento que combina zinco, magnésio e vitamina B6 em concentrações especificas. Seu principal apelo é o de que sua fórmula especial, ajuda a aumentar os hormônios anabólicose a força dos que treinam.Pois estudos apontam que a suplementação de quantidades especificas de Zinco e Magnésio podem elevar os níveis de testosterona em até 30%. Ele é utilizado por milhares de atletas em todo mundo, já que ele é uma alternativa segura e natural ao uso de pró- hormônios.
Postado por : Julia Tineu e Fauziane Beydoun
Referências Bibliograficas:
KOURYL ,Josely Correa; Donangeloll, Carmem Marino. Zinco, estresse oxidativo e atividade física. Portal da educação.2008.
BARBOSA, Mirceli Goulart; et all. Micronutrientes na atividade física: um enfoque nos minerais. Revista Digital – Buenos Aires- ano 15-n º145- junio de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário