É no intestino que “absorvemos” a maioria dos nutrientes que ingerimos. A alimentação é um fator primordial para manter o equilíbrio da flora intestinal.
Hoje é fácil de se encontrar no mercado protudos que se dizem probioticos , o que isso significa?
Probióticos são microorganismos vivos (“bactérias boas”), que administrados em quantidades adequadas,conferem benefícios a flora intestinal. Os suplementos , iogurtes ou produtos lácteos que fornecem uma boa quantidade de “bactérias boas” que são capazes de recolonizar a microbiota intestinal que por algum motivo ( uso de medicamentos , má alimentação , pouca mastigação ,excesso de glúten entre outras ), ocorre o aumento da proliferação das bactérias maléficas e redução do número de bactérias boas , entrando em disbiose (desequilíbrio) e prejudicando a absorção dos nutrientes.
Mas além de consumir os próbioticos , fornecendo os microorganismos , devemos nos preocupar em alimentá-los, e criar um ambiente apropriado para sua manutenção. Aí que entram os prébioticos. Prebióticos são carboidratos não-digeríveis, que afetam beneficamente o organismo, por estimularem seletivamente a proliferação e/ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon.
Escolhemos um prébiotico muito abundante e de fácil consumo: Os frutoligossacarídeos (FOS).Os FOS são componentes de origem natural e sua biosíntese ocorre amplamente na natureza. Podem ser encontrados em quantidades expressivas em alimentos como:cebola, banana, alcachofra, alho,aveia, raízes de almeirão, beterraba , e na raiz da yacon.Além dos inúmeros suplementos disponíveis no mercado , muitos alimentos lançados no mercado estão sendo acrescidos de FOS.
O emprego e a utilização de FOS como ingredientes alimentares tem crescido consideravelmente devido suas características de fibra, além de não interferirem nas propriedades organolépticas dos produtos. Por conterem grande função adoçante e não alterarem o sabor dos alimentos, muitas bebidas lácteas, doces, balas, sobremesas e geléias, apresentam FOS em sua formulação, principalmente as fabricadas no Japão.
O notável interesse pelos FOS advém do fato desses compostos serem resistentes às enzimas não digestivas e portanto não digeridas pelo organismo humano. Conseqüentemente, chegam ao intestino grosso intactos e podem ser fermentados pelas bactérias anaeróbicas presentes no cólon. São chamados de “açúcares não convencionais” e têm impacto na indústria de lalimentos devido às suas excelentes características funcionais.E com isso tem-se uma melhora no ambiente intestinal , melhora na digestão , e pode-se perceber mudanças até nos níveis de colesterol.
Em prol de uma boa saúde é muito importante corrigirmos o equilíbrio nas populações de bactérias “boas” e “más” na flora intestinal, para que possamos ter nosso organismo funcionando de forma equilibrada, o que é essencial para a absorção otimizada dos nutrientes ingeridos.
Fontes consultadas:
SILVA, Aderley Serenita Sartori; et all. Frutoligossacarídeos:Fibras alimentares ativas. B.CEPPA, Curitiba v. 25, n. 2, p. 295-304 jul./dez. 2007.
SAAD, Marta Isay. Probióticos e prebióticos: o estado da arte. Rev. Bras. Cienc. Farm. v.42 n.1 São Paulo jan./mar. 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário