terça-feira, 16 de agosto de 2011

Atividade física e endorfina


Quando praticamos atividade física, logo após vem uma sensação de bem estar e maior disposição. A responsável por esta sensação é a endorfina. 

A endorfina é um neurotransmissor produzido pela hipófise e liberada na circulação sanguínea em situações de estresse, como o exercício físico. Em condições normais, sua concentração no sangue é baixa. 

Estudos indicam que a endorfina influencia diversos sistemas no organismo, sobretudo as alterações de humor e da dor, ela é atribuída à sensação de bem-estar que ocorre logo após a prática de atividade física. 

Os mecanismos de liberação da endorfina ainda não foram bem compreendidos, mas sabe-se que os exercícios físicos estimulam a hipófise a produzi-la e liberá-la, os estudos sugerem que as suas concentrações estão relacionadas diretamente com o volume e intensidade do exercício. Eles têm mostrado que há aumento nos níveis de endorfina em exercícios aeróbios e anaeróbios, já nos exercícios de força existem controvérsias. 

Em relação aos exercícios aeróbios, a intensidade e duração influenciam na secreção de endorfina, sendo que os exercícios de baixa intensidade precisam de mais de 1 hora para ter esse efeito de acordo com alguns estudos. 

Um dos estudos mostrou que os benefícios da endorfina podem ser prolongados por até 24 horas após o treinamento. Assim, comece a praticar atividade física regularmente e usufrua dos benefícios proporcionados pela endorfina. Só deve-se ter cuidado com exageros, pois durante a atividade física também se libera cortisol e adrenalina na circulação sanguínea, que possuem efeitos opostos ao da endorfina. 

Benefícios associados à endorfina:

  • Melhora da memória;
  • Melhora do estado de espírito (bom humor);
  • Aumento da resistência;
  • Aumento da disposição física e mental;
  • Melhora do sistema imunológico;
  • Alívio de dores.

Postado por: Marcelle Comenale
Fontes consultadas:

CUNHA, Giovani S.; RIBEIRO, Jerri L.; OLIVEIRA, Alvaro R.. Níveis de beta-endorfina em resposta ao exercício e no sobretreinamento. Arq Bras Endocrinol Metab, São Paulo, v. 52, n. 4, June 2008 .

LUCAS, R. D. Beta-endorfinas e exercícios. Totalsport. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário