quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mitos e Verdades da Nutrição







         Mito significa fábula, ideia falsa, sem correspondente na realidade e este conceito tem acompanhado muito a área de alimentação. Então analisaremos agora algumas questões sobre os mitos, as fantasias e as incertezas na nutrição.

Alimentos e nutrientes são a mesma coisa ?
         Não, alimentos são produtos de origem animal, vegetal ou sintética (por exemplo: carne arroz, leite). Já os nutrientes são as unidades estruturais que compõe os alimentos, e fornecem a energia necessária para nosso organismo (por exemplo: carboidratos, lipídeos, proteínas e minerais)    

Todos os nutrientes são essenciais?
         Não, o nutriente só é essencial quando o organismo não pode produzi-lo e, portanto, precisa ser ingerido por meio da alimentação.

Tomar complexos vitamínicos faz bem à saúde?
         Não, complexo vitamínico é um conjunto de várias vitaminas num mesmo comprimido. As vitaminas são nutrientes que não são produzidas pelo nosso organismo e que, portanto precisão ser ingeridas pela alimentação. Uma pessoa que tem uma alimentação balanceada terá as vitaminas necessárias para uma nutrição adequada, tornando dispensável a ingestão desses complexos.

O consumo de fibras é benéfico à saúde?
         Sim, são carboidratos que não são aproveitados pelo organismo mas são reguladores do bom funcionamento do intestino, portanto são parte de uma alimentação balanceada, apesar de não fornecerem energia. Estão relacionadas com a redução de doenças crônicas como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer e constipação.

O valor nutricional do arroz integral é superior ao do arroz polido?
         Não, são iguais. Mesmo com maior quantidade de nutrientes o arroz integral tem um alto conteúdo de fibras que pode prejudicar a absorção desses nutrientes, não aumentando o valor nutricional em relação ao arroz polido.

Comer gelatina diariamente reduz o problema da flacidez?
         Não, cientificamente nenhum alimento específico reduz o problema da flacidez. A gelatina é uma proteína animal de baixo valor nutricional e assim que sofre a digestão se transforma em aminoácidos e é absorvido. Todos os alimentos proteicos tem o mesmo processo digestivo e fornecem aminoácidos à célula, portanto, a produção de proteínas que reduzem a flacidez será a partir de todos os aminoácidos ingeridos e não somente o da gelatina.


Postado por Letícia Andrade e Vivian Giubine

Referência

TIRAPEGUI, J. Mitos e verdades sobre nutrição e atividade física. In: TIRAPEGUI, J. Nutrição, metabolismo e suplementação na atividade física. São Paulo: Editora Atheneu, 2005. p. 329-335.

Nenhum comentário:

Postar um comentário