terça-feira, 8 de maio de 2012

Proteína de soja na atividade física: SEM PRECONCEITO!






        Já sabemos que as necessidades nutricionais de atletas e de praticantes de atividades físicas são aumentadas em relação aos que não praticam. Porém, esta necessidade aumentada pode ser totalmente suprida por meio dos alimentos, desde que o atleta faça refeições balanceadas e variadas, ingerindo todos os alimentos necessários em quantidade e qualidade de acordo com a demanda física. 

        Em geral a carne, o ovo e o leite são muito mais valorizados na composição do cardápio do que a proteína vegetal, como a da soja. Essa preferência pelas proteínas de origem animal se reflete também na dieta dos praticantes de exercícios.

        Mitos populares associam a soja principalmente como um alimento antioxidante do que como uma excelente fonte de proteínas. Fazendo o conceito de que a proteína da soja não é eficaz na síntese muscular.

        Estudos que compararam o consumo de leite desnatado com uma bebida à base de proteína de soja, após o exercício de levantamento de peso, observaram que ambas promovem resultados equivalentes em longo prazo no ganho de massa muscular.

        Isso demonstra mais uma vez que qualidade da proteína da soja não é inferior a uma proteína animal, dentro desse contexto. Ou seja, a soja contribui também para o ganho de massa magra.

        A proteína de soja provê todos os nove aminoácidos essenciais, constituindo uma proteína completa. Além disso, na nutrição esportiva, a soja exerce papel importante, pois contêm maiores quantidades de aminoácidos, quando comparada a outras proteínas de origem vegetal, além de apresentar grandes quantidades de aminoácidos de cadeia ramificada. 

        Assim, é possível observar o importante papel da soja e de alimentos à base de soja na alimentação habitual de praticantes de atividades físicas, sejam elas esportivas ou não. 

Postado por Letícia Andrade


Referências

BRAGGION, G. F. Papel da soja na dieta do atleta e do praticante de exercício físico. Nutrição no Esporte Nutrição Profissional, São Paulo, ano 5, n.30, p.48-54, jul./ago./set./2010.

CANDOW, D. G. et al. Effect of whey and soy protein supplementation combined with resistance training in young adults. Int J Sport Nutr Exerc Metab, Canadá, v.16, n.3, p.233-244, jun./2006.



Nenhum comentário:

Postar um comentário