sábado, 9 de junho de 2012

ENTENDA O QUE SÃO AS LESÕES ESPORTIVAS




EDEMA (Inchaço)
Acúmulo excessivo e anormal de líquido em espaços existentes entre os vasos e
tecidos do organismo.

EQUIMOSE
É a mancha roxa visível superficialmente na pele causada pelo extravasamento celular decorrente de um evento traumático.

HEMATOMA
É o acúmulo sanguíneo causado por ruptura de vasos numa determinada região após um evento traumático.

DERRAME ARTICULAR
É o aumento do líquido dentro de uma articulação (Chamado Conhecido). Quando o acúmulo é de líquido sinovial é excesso do líquido presente, como consequência de lesão meniscal ou da cartilagem articular. Se o acúmulo é de sangue na articulação (Chamado Geral), este aumento do volume, associa-se a algum evento traumático como torções ou quedas que afetam o ligamento cruzado anterior ou fraturas articulares. Se dentro da articulação houver (pus), (chamado Pioartrite), causado por infecção.

CONTUSÃO (Pancada, Paulistinha, Tostão)
Lesão causada por trauma direto golpe, Pancada, choque ou queda.

FRATURA
Perda da continuidade óssea, geralmente com separação em dois ou mais fragmentos.

FRATURA POR ESTRESSE
Fratura decorrente do excesso de treinamento ou competições, devido a falha do absorver parte do impacto/sobrecarga destinado ao sistema ósseo.

SUBLUXAÇÃO
Ocorre quando as superfícies articulares são parcialmente separadas.

LUXAÇÃO
Perda completa do contato ósseo de uma articulação, onde as superfícies articulares são separadas por completo.

LESÃO MUSCULAR (Estiramento, distensão, fisgada)
É causada por um alongamento das fibras musculares, além do seu estado fisiológico, ou pode ser resultante de uma contração muscular excêntrica causando ruptura parcial das fibras normalmente associados a uma fadiga muscular por sobrecarga de treinamento ou competições.

As lesões musculares podem ser classificadas em traumáticas e atraumáticas. Entre as traumáticas, estão o estiramento, a contusão e a laceração (ou ruptura, sendo esta parcial ou total). Entre as atraumáticas, estão a cãibra e a dor muscular tardia.

São as lesões mais frequentes e são produzidas por duas razões:

·      falta de alongamento e pré-aquecimento antes da realização de exercícios;
·      sobrecarga muscular crônica.

Os tipos de lesões musculares podem ser divididos principalmente em 5 tipos:

1.     Distensão: consiste de um alongamento das fibras musculares além de sua capacidade elástica, mas sem lesão das mesmas. Provoca dor com um certo déficit funcional.

2.     Laceração: é a lesão ou ruptura de algumas fibras, mas que conserva a integridade anatômica do músculo. Pode ser total ou parcial, dependendo do número de fibras afetadas. A dor é localizada e muito intensa, além de causar um déficit funcional importante. A localização mais frequente das rupturas musculares é na região da panturrilha. Podem ocorrer em qualquer idade, no entanto, são mais comuns em pessoas de meia-idade e em adultos de mais idade, porque com o passar dos anos os músculos perdem a elasticidade e tornam-se mais suscetíveis a traumatismos.

3.     Ruptura: é a ruptura ou arrancamento do músculo em sua totalidade ou em grande parte. A dor é aguda e localizada. Ocorre incapacidade funcional importante e, às vezes, uma fratura na região afetada.

4.     Contusão: é o resultado da ação direta do agente traumática não cortante, como por exemplo, um golpe direto enquanto se pratica um esporte de contato. Produz dor e incapacidade funcional. Quando o impacto é muito forte e quando a extremidade afetada está apoiada, pode-se suspeitar de uma lesão óssea, para a qual o especialista indicará radiografia para descarta-la ou confirma-la.

5.     Contratura: seja por fadiga acumulada ou recuperação deficiente, o músculo é retesado. Por vezes, é produzida nos músculos que circundam uma lesão. A dor é difusa.

CÃIBRA
Caracterizada por espasmos intensos ou contrações musculares súbitas, involuntárias e dolorosas de caráter transitório, definido por alguns atletas como uma puxada no músculo seguido por forte dor.

INSTABILIDADE
É a perda da estabilidade de uma articulação gerando um movimento anormal da mesma, referida pelo paciente como sensação de falseio e insegurança, muito comum nas lesões ligamentares do joelho e tornozelo.

ARTRITE
É conjunto de sintomas e sinais resultantes de lesões articulares produzidas por diversas causas. Pode ser acompanhada de dor, edema, derrame articular e dificuldade para movimentação.

CANELITE
Processo inflamatório na membrana que reveste o osso da tíbia (periósteo), causando dor na região ânteromedial da perna. Pode ser confundida com fratura por estresse. É o nome popular da periostite medial da tíbia. É comum em atletas que praticam futebol, tênis, ciclismo, corrida e ginástica olímpica.

ENTORSE
É a perda momentânea da congruência articular, levando a abertura da articulação além do limite tolerável pelos ligamentos.

TENDINITE
Inflamação aguda ou crônica dos tendões em geral relacionadas à sobrecarga, gerando um processo doloroso que não apresenta alterações ósseas radiográficas.

Classificação da tendinite
·      Grau I - dor após atividade
·      Grau II - dor durante e após atividade
·      Grau III - dor antes, durante e após atividade
·      Grau IV - ruptura parcial ou total

PUBEÍTE - PUBALGIA
Processo inflamatório da articulação da sínfise púbica localizada na região anterior da bacia, causada por esforço repetitivo, geralmente tendo o desequilíbrio muscular como principal fator desencadeante.

LOMBALGIA
Dor na região lombar consequente a um processo inflamatório, contratura muscular ou compressões nervosas, dependendo do local de comprometimento. Quando há compressão do nervo ciático, a dor pode irradiar para o glúteo, coxa e perna, ocasionando o quadro conhecido como ciatalgia.

HÉRNIA DE DISCO
Entre cada vértebra da coluna existem os discos intervertebrais. Trata-se de um anel constituído por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto. A hérnia de disco aparece quando parte dessa estrutura sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna e se dirigem para o resto do corpo. Pode ser assintomática ou provocar dor de moderada e leve intensidade até dor muito forte e incapacitante.

FASCEÍTE OU FASCIITE PLANTAR
Refere-se a uma dor plantar, no ponto de origem da fáscia plantar, na tuberosidade do calcâneo. Caracteriza-se por uma inflamação ocasionada por microtraumatismos. As forças de tração durante o apoio levam ao processo inflamatório, que resulta em degeneração das fibras fasciais que se originam no osso. Esportes que mais provocam a fasciite plantar são: corrida e atividades de salto.

ESPORÃO DO CALCÂNEO
Calcificação anormal do osso calcâneo, na planta do pé, que causa dor e inflamação dos tendões adjacentes.

DOR DE CRESCIMENTO
Ocorre próxima a articulação do joelho, na região de crescimento dos ossos (fise), em decorrência do desequilíbrio ósseo e muscular. A dor mais comum é na região anterior da tíbia, conhecida como osteocondrite da tuberosidade, ou doença de Osgood-Schlater.

OSTEOARTROSE
Conhecido como desgaste da articulação, é um processo degenerativo causado pela idade associada ou não a sobrecarga (trabalho, sobrepeso, atividade esportiva).


 Postado por Dr. Rogerio Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário