quarta-feira, 15 de agosto de 2012

BENEFICIOS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA IDOSOS




 O processo de envelhecimento é caracterizado para muitos, como perda das funções em todos os aspectos do ser humano, com progressão com o passar do tempo. Para que essas perdas surjam de maneira mais lenta é possível obter grandes resultados com a prática de exercícios físicos.

 Para o idoso, um corpo bonito não é essencial, mas sim, um corpo saudável, livre de tensões e doenças.

 A prática do exercício físico além de combater o sedentarismo, contribui de maneira significativa para a manutenção da aptidão física do idoso.

Existem varias maneiras de envelhecer, sendo que pode haver um envelhecimento harmonioso onde o individuo envelhece com qualidade de vida, ou pode acontecer de forma desastrosa onde o prazer de viver é perdido no decorrer de sua historia.
A aceitação da velhice é essencial para melhorar a qualidade de vida. O adulto não encontra tempo para fazer exercícios e nem para o lazer, com isso vários fatores negativos vão se acumulando e consequentemente serão manifestados na velhice.

A atividade física mesmo que involuntariamente ou rotineira é sempre importante na vida, pois proporciona uma melhor qualidade de vida, controle do peso e gordura corporal, podendo contribuir na prevenção e controle de algumas condições clinica associado a estes fatores, como doenças cardiovasculares, o diabetes, hipertensão, AVC, artrite, apneia do sono, prejuízo da mobilidade.

A atividade física é, sem dúvida, um meio de alcançar melhor qualidade de vida, as experiências e as evidências cientificas demonstram que a atividade física é a parte integrante da vida humana, e o homem necessita de pelo menos um pouco dessa atividade para manter-se orgânica e emocionalmente sadio.

Com o envelhecimento varias são as modificações sofridas em vários aspectos físicos, mentais e sociais, é preciso criar estratégias para beneficiar esse processo. Então surgem os exercícios físicos como principais aliados dos idosos.

 Através da prática regular de exercício físico vários são os objetivos alcançados e todos esses benefícios estão diretamente relacionados com a saúde e qualidade de vida desse grupo que vem se expandindo cada vez mais na sociedade.


PINTO, Marcus Vinícius de Mello; et al. Principais benefícios relacionados aos exercícios físicos em idosos. Revista digital - Buenos Aires, 2008.

Postado por: Sandra M. Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário