terça-feira, 14 de agosto de 2012

CLICLISTAS


CICLISTAS – O QUE CONSUMIR  ANTES, DURANTE E APÓS O TREINO

A nutrição é fundamental para um bom desempenho físico, pois proporciona o combustível para o trabalho melhorando os depósitos de energia para o desempenho atlético, reduzindo a fadiga e acelerando a recuperação entre seções de exercícios.
        As necessidades de nutrientes de um atleta vária devido ao tipo, frequência, intensidade e duração do treinamento.
       A alimentação antes do treino pode afetar significativamente no desempenho. O consumo de CHO (Carboidrato) antes do treino fornece uma fonte prontamente disponível de energia para o musculo e não aumenta a quebra de glicogênio.
        Para exercícios de duração superior a 2 horas, sugere-se a ingestão de uma solução contendo entre 4 e 10% de CHO (glicose, frutose ou maltodextrina) por litro. Ainda, deve apresentar volume não superior a 200 ml a cada 30-40 minutos.
        O consumo de CHO imediatamente após o exercício prolongado é de extrema importância, pois pode diminuir a degradação das miofibrilas proteicas e aumentar a síntese de proteína corporal, o consumo de agua também deve ser aumentado.
        A ingestão de CHO proposta por Catvalho et al (2003) é de 200 a 300g para refeições que sejam oferecidas de 3 a 4 horas antes do treino.
        Para o consumo durante o treino superior à 1 hora é necessário CHO de 30 a 60g por hora de exercício e boa ingestão de líquidos.
        Nas refeições após o treino recomenda-se ingestão de CHO de alto índice glicêmico até 20 minutos após o exercício e uma refeição contendo todos os nutrientes com atenção ao CHO e proteína até 1 hora após. Em relação à hidratação durante o treino a agua (pura ou com maltodextrina) é o mais recomendado.


ISENSEE; RICIARDI; TESTA; KAZAPI. O que ciclistas devem e podem consumir antes, durante, e após atividade física: sugerindo preparações. Nutrição EM Pauta, 2008.

Postado por: Emiliyn Figueiredo e Delma de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário