quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ENVELHECIMENTO CUTÂNEO


Nos dias de hoje e imagem pessoal é de extrema importância. Diante desse importante fator O envelhecimento cutâneo tem sido extensamente estudado com o objetivo de reduzirem-se seus efeitos.

A pele é o maior órgão do corpo, constituindo 16% do peso corporal (GARTNER &HIATT, 2007).

A pele protege o organismo contra substâncias nocivas; participa na regulação da temperatura do corpo pela sudação, secreta água, gordura e vários produtos residuais de catabolismo; é o órgão mais extenso sensitivo do corpo, para recepção de estímulos tácteis, térmicos e dolorosos (LEESON & LEESON, 1970).

A pele é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme. A epiderme é a camada externa dividida em cinco camadas: córnea, lúcida, granulosa, espinhosa e basal. A derme situa-se diretamente abaixo da epiderme e é dividida em duas camadas: papilar e reticular. (GATNER & HIATT, 2007).

O envelhecimento cutâneo é um fator que acomete todos os indivíduos, e os mesmos tendem a buscar vários artifícios na tentativa de retardar esse processo, para o seu bem estar físico e mental.

O envelhecimento cutâneo envolve vários fatores e teorias relacionados que tentam explicar porque o mesmo ocorre precocemente, o envolvimento da liberação de radicais livres, mutações genéticas, envelhecimento intrínseco e extrínseco, etc. A soma de todos esses fatores promove alteração a nível dérmico onde ocorrerem perdas de colágeno, elastina, fibras reticulares entre outros, que são responsáveis pela sustentação, elasticidade e firmeza da pele ( Vieira, 2007 ). 

É impossível evitar o envelhecimento cutâneo, mas existem fatores que fazem com que ele ocorra precocemente atuando na destruição das fibras dérmicas, proporcionando um envelhecimento visivelmente precoce.

Na busca de retardar o envelhecimento cutâneo, uma das estratégias seria tentar aumentar a reposição das fibras dérmicas, ao mesmo tempo tentando minimizar suas perdas. Uma das formas mais objetivas é a ativação de fibroblastos, que são os responsáveis pela síntese dessas fibras, além da substância amorfa (estrutura que não têm ordenação espacial a longa distância ‘’em termos atómicos’’, como os sólidos regulares) (moriscot, et al., 2004 ).

  Dentre os fatores envolvidos no envelhecimento, temos o envelhecimento  extrínseco que acomete a pele por fatores ambientais e sociais; como radiação ultravioleta UV (UVA, UVB e UVC) em seus vários comprimentos de onda, poluição, tabaco, entre outros. Denomina-se fotoenvelhecimento a exposição à radiação solar por um período longo de tempo. (FLOR et al., 2007).

  O envelhecimento intrínseco é programado (relógio biológico), esperado, previsível, inevitável e progressivo acometendo todas as regiões do corpo. ( kede & sabatovich, 2009 ).

  Dentro do espectro solar, a radiação ultravioleta B (UVB) é a responsável pela maioria dos efeitos carcinogênicos na pele. A UVB é mais intensa entre 10 e 16 horas, sendo aconselhável evitar exposição solar durante este período. A radiação ultravioleta UVA induz ao fotoenvelhecimento e parece estar relacionada com o desenvolvimento do melanoma maligno. Uma diferença importante entre a UVA e UVB é que a intensidade da UVA é a mesma durante todo o dia e também não muda com a estação do ano. (FLOR et al., 2007).

  A fotoproteção é de fundamental l importância para se prevenir vários problemas de pele que estão relacionados à exposição solar, tais como o envelhecimento, rugas, manchas hipocrômicas e hipercrômicas, ressecamento da pele e lesões pré-cancerosas.  (REBELLO, 2004). 

 O acido ascórbico exerce papel fundamental vital no crescimento e reparação do tecido conectivo. A vitamina C está diretamente ligada na síntese de colágeno e glicosaminoglicanas, fundamentais para manter o tônus e a firmeza da derme. Portanto, para que haja uma síntese adequada de colágeno, é necessário o sinergismo entre a vitamina C e a ingestão adequada de proteínas que fornecerão os aminoácidos que constituem o colágeno. (SANTOS, 2007)

 O colágeno ele não é absorvido diretamente pela pele, sendo assim deve ser estimulado por processos do corpo ou por alimentação.

O envelhecimento cutâneo é um processo inevitável, contra o qual os indivíduos e a sociedade em geral estão empenhados em combater e evitar. A utilização de substâncias cosméticas aliada à uma nutrição adequada, pode reverter ou atenuar este processo.

 Postado por: Christiana Nastari

Referência:

MACIEL, D.; OLIVEIRA, G.G. Prevenção do envelhecimento cutâneo e Atenuação de linhas de expressão pelo aumento da síntese de colágeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário