segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SÍNDROME METABOLICA



A Obesidade já pode ser considerada o mal do século e é uma condição complexa de dimensões sociais, biológicas e psicossociais consideráveis. A Obesidade tem sido classicamente considerada como um problema mundial, contudo evidências de estudos recentes sugerem que a Obesidade é devida a um baixo gasto energético em vez de um consumo exagerado de alimentos. O estilo de vida sedentário e uma dieta hipercalórica que caracterizam a sociedade dos países ocidentais parecem ser os fatores mais importantes do desenvolvimento da Obesidade.

 A obesidade geralmente vem acompanhada uma série de problemas,  entre eles a chamada  síndrome metabólica. A definição de SM reveste-se de dificuldades por se tratar de uma alteração metabólica que encerra em si uma multiplicidade de fatores.

É caracterizada síndrome metabólica, quando um individuo apresenta  três ou mais tipos de patologias associadas como: obesidade,hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia entre  outros.

É fato que a forma em que a população em geral tem vivido, acarreta a problemas que possam levar a sofrer a SM, estudos mostram que não há outra forma de evitar estes problemas senão com a prática de exercícios físicos e alimentação balanceada.

Os benefícios da atividade física, em adultos gera decréscimo no risco de diversas doenças crônicas como as doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, a Obesidade, Diabetes tipo II, Osteoporose, e algumas perturbações emocionais, sendo a inatividade física reconhecida como um fator de risco independente de doenças vascular cerebral, além de promover a perda de peso.

Portanto, a alimentação adequada constitui um fator indispensável não somente no tratamento, como também na prevenção da síndrome metabólica. As fibras dos cereais e produtos à base de grãos integrais são capazes de prevenir a obesidade e o ganho de peso, além de contribuir na diminuição do risco para o desenvolvimento de SM.

MELLO, Vanessa D. de; LAAKSONEN, David E. Fibras na dieta: tendências atuais e benefícios à saúde na síndrome metabólica e no diabetes melito tipo 2. Arq.Bras. Endocrinol. Metab. vol.53 no.5 São Paulo July 2009.

SANTOS, Rute; et al. Santos. Obesidade, síndrome metabólica e atividade física: estudo exploratório realizado com adultos de ambos os sexos, da Ilha de S. Miguel, Região Autônoma dos Açores, Portugal. Rev. bras. Educ. Fís. Esp. v.19 n.4 São Paulo dez. 2005.

Postado por : Geisiane e Sandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário