terça-feira, 4 de setembro de 2012

EXERCÍCIOS E ALIMENTAÇÃO


Se alimentar corretamente antes de qualquer atividade física tem dois objetivos: evitar a fome e o cansaço e manter os níveis de glicose adequados para os músculos poderem utilizá-la como energia. Portanto, é importante fazer sempre uma refeição ou lanche antes de se exercitar. Nunca fique em jejum, mas também não vá de barriga cheia, uma vez que os dois extremos atrapalham o rendimento na atividade.
Outro ponto importante é: tenha cuidado com alimentos ricos em açúcar e com os de alto índice glicêmico - mel, balas, doces e refrigerantes. Eles podem causar um aumento rápido da glicose sanguínea, provocando uma resposta imediata da insulina. Como consequência, você pode ter hipoglicemia e sensação de fraqueza durante o treino.
Se antes da atividade física você for fazer uma refeição grande, coma até duas horas ou duas horas e meia antes. Priorize carboidratos arroz, feijão, macarrão, batata, etc), sem esquecer da proteína (mas não exagere!). Evite a gordura, pois ela atrapalha a digestão, podendo prejudicar o treino. 
Se for fazer uma refeição pequena, como um lanche, faça-a no máximo uma hora e meia antes do exercício, para que o alimento possa fornecer energia aos músculos. A melhor opção são os carboidratos, fontes de energia por excelência: pães, torradas, biscoitos, frutas, barras de cereal, etc.
Para a recuperação muscular, é importante não demorar a comer depois do treino. Tente se alimentar até 30 ou 40 minutos após a atividade e depois faça pequenas refeições de três em três horas. A melhor recuperação pós-treino é feita com carboidrato e proteína, essenciais para recompor os músculos. Se a alimentação não for adequada, há maior chance de fadiga e cansaço muscular, além da perda de rendimento nos próximos dias de exercício.
Por fim, não esqueça que a nutrição não diz respeito apenas aos alimentos, mas também à hidratação. É importante tomar cerca de 150ml de água a cada 15 minutos para evitar a desidratação. Dependendo do tempo de treinamento e do objetivo pessoal, pode-se optar, também, por bebidas energéticas para fornecer energia aos músculos que estão sendo acionados. 

POSTADO  POR: Delma de Paula e Emilyn Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário