quarta-feira, 15 de maio de 2013

Saiba mais sobre o ORA-PRO-NOBIS




O ora-pro-nobis tem origem tropical, e é usado popularmente como alimento e medicinal. Nos últimos anos, tem sido alvo de interesse para a indústria alimentícia e farmacológica, por apresentar alto teor de proteínas, lisina e mucilagem. É uma planta de fácil reprodução e cultivo, por sua rusticidade e, principalmente, resistência a déficit hídrico, o que ressalta seu valor como hortaliça folhosa complementar nos períodos em que há carência de outras folhosas.

O desconhecimento sobre a utilidade e forma de uso das plantas associados às tendências “modernas” resultou no uso reduzido de muitas plantas que faziam parte do cotidiano alimentar.

A divulgação das propriedades do ora-pro-nobis pode trazer a possibilidade da introdução conjunta de vários produtos não-convencionais para a alimentação e saúde humana, portanto, investigações sobre o seu uso e cultivo merecem ser aprofundadas. Os relatos levantados tornaram mais evidente a sua aplicação na alimentação humana.

O ora-pro-nobis como uma hortaliça não-convencional demonstra o potencial dessas espécies no consumo e na diversificação da produção agrícola.

Postado por: Karina Souza e Jéssica Bueno

Referências:
Rev. Bras. De Agroecologia/nov. 2009 Vol. 4 No. 2





Nenhum comentário:

Postar um comentário