quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Colágeno – formação e definição

O colágeno é um conjunto de proteínas presentes em tecidos conjuntivos ao longo do corpo, como ossos, tendões, cartilagem, veias, pele, dentes, bem como nos músculos.

Existem três formas diferentes de colágeno:

  • ·        Colágeno nativo ou tropocolágeno - é o mais abundante e pode ser encontrado na pele, tendões, ligamentos e ossos;
  • ·      Colágeno parcialmente hidrolisado  Gelatina;
  • ·        Colágeno hidrolisado.




Para fins de produção industrial, a gelatina é obtida do colágeno através da hidrólise ácida ou alcalina.

A diferença entre o colágeno hidrolisado e a gelatina é que o colágeno hidrolisado dissolve-se em água ou salmoura e a grande maioria não apresenta capacidade de geleificação.

A hidroxiprolina é um dos aminoácidos responsáveis pela manutenção da estabilidade da tripla hélice (estrutura secundária do colágeno). Uma menor quantidade ou a falta deste faz com que o colágeno perca a conformação de tripla hélice quando submetida à elevação da temperatura, o que prejudica a propriedade de geleificação.

A fibra de colágeno e fibra de colágeno em pó apresentaram características físicoquímicas superiores ao colágeno hidrolisado e gelatina, deste modo pode se afirmar que tratam-se de produtos diferentes e com características distintas.

O elevado teor proteico, alto teor de hidroxiprolina, grande capacidade de absorção de água e fácil disponibilidade tornam a fibra de colágeno uma alternativa de ingrediente funcional muito importante para praticantes de atividades físicas, uma vez que sua composição é parte fundamental dos tecidos corporais.

Alimentos fonte: Carnes, ovos, peixes, feijão, brócolis, ervilha, soja, casca de frutas, aveia, azeite e gelatina.

Postado por Ingrid M. de Souto e Nivalda Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário