quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Novo estudo diz que você pode treinar seu cérebro para preferir alimentos saudáveis


Muitas pessoas tentam perder peso com dietas que não funcionam e essas pessoas, geralmente, desistem por sentirem muita fome e desejos por doces e alimentos gordurosos. Estes desejos acontecem, pois muitos alimentos não saudáveis são viciantes.
Porém, isto pode mudar! Um novo estudo, que foi publicado na revista Nutrição e Diabetes, sugere que pode ser possível treinar o cérebro ao longo do tempo para preferir opções mais saudáveis de alimentos, praticamente invertendo o poder viciante de junk foods (alimentos que não são saudáveis).
O estudo:
Pesquisadores da Universidade de Tufts realizaram um estudo que envolveu 13 homens e mulheres saudáveis, com sobrepeso ou obesos. Dos 13, 8 dos participantes participaram de um programa de perda de peso específico, o restante (5 participantes) atuaram como grupo controle para o estudo e foram colocados em uma lista de espera para o programa.
Para saber se o programa iria alterar circuito neural, os pesquisadores fizeram exames de ressonância magnética funcional antes da divisão aleatória dos dois grupos, e fez isso novamente seis meses depois. A finalidade das verificações foi investigar a atividade cerebral em uma região do cérebro chamada estriado, que se pensa ser crítico para o processamento de recompensa.
Os exames revelaram que o cérebro daqueles do grupo que foram colocados em dieta havia mudado ao longo do período de seis meses em comparação com os outros que estavam no grupo de controle. No final da dieta seus cérebros reagiram positivamente a alimentos mais saudáveis e menos positivamente aos alimentos não saudáveis, como cereais açucarados e frango frito.
Quando você come alimentos saudáveis com maior frequência, você está substituindo junk food por saúde. Muitos alimentos “lixo” são fisicamente viciantes, mas quando você começa a comer alimentos saudáveis você está literalmente quebrando esses vícios. Após um tempo, você provavelmente não vai implorar por esses alimentos não saudáveis da mesma forma, você irá encontrar novas versões saudáveis de seus alimentos favoritos que farão você se sentir bem, e vai desejar estes alimentos mais frequentemente.



Postado Por: Maria Kairone
Fonte: http://www.nutricore.com.br/blog/nutrica

Nenhum comentário:

Postar um comentário