terça-feira, 15 de setembro de 2015

Diferença entre alergia e intolerância alimentar





Muitas pessoas confundem o que é alergia alimentar e intolerância alimentar. No primeiro momento os sintomas são bem parecidos, mas outros sintomas são bem diferentes.
Alergia alimentar: é a resposta do sistema imunológico a uma determinada proteína contida no alimento. As alergias apresentam sintomas que variam desde erupções cutâneas até problemas mais sérios como as anafilaxias (acometimento de múltiplos órgãos, com ou sem queda da pressão arterial e falta de ar, quadros potencialmente fatais).
A alergia alimentar geralmente aparece no primeiro ano de vida e em alguns casos desaparece no final da infância. Alimentos como: leite, ovo, soja e trigo são alergias tipicamente transitórias, passíveis de serem remitidas. Já alimentos como: amendoim, nozes, castanha de caju, castanha do Pará, avelã, amêndoas, pistache, peixes e frutos do mar são tipicamente persistentes, podem iniciar em qualquer idade e dificilmente o indivíduo deixará de ser alérgico.
Intolerância alimentar: é uma resposta exagerada do organismo causada pelo consumo de determinados alimentos, porém não há a participação do sistema imune nessa resposta. Nas intolerâncias alimentares, os sintomas são mais relacionados ao trato gastrointestinal, com transtornos na digestão do alimento.
As intolerâncias são mais comuns em crianças maiores e adultos e permanecem por toda vida. Os alimentos que geralmente mais causam intolerância são: glúten, lactose, frutos do mar, corantes, conservantes e intensificadores de sabores.

Não existe cura definitiva que eliminem as alergias alimentares e as intolerâncias. O que se deve fazer é restringir o alimento causador dos sintomas. No entanto, quando a restrição a um determinado alimento for total, é de extrema importância que o paciente faça acompanhamento com o médico e um nutricionista para ter um tratamento adequado, assim por consequência ganha em qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário