sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Troque o sal por temperos naturais



O sódio é um nutriente importante para o equilíbrio do organismo, mas seu excesso pode contribuir para o desenvolvimento ou agravo de diversas doenças.

O sal de cozinha, quimicamente conhecido como cloreto de sódio (NaCl), além de agregar um sabor especial às refeições, tem importante ação em diversas atividades do organismo, como na transmissão de impulsos nervosos e contração muscular. Porém, sua ingestão excessiva está associada ao desenvolvimento ou agravo de diversas doenças, como a hipertensão arterial e problemas renais. Em 2013 a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou uma nova diretriz ao consumo de sódio, recomendando uma meta para a redução de sua ingestão até 2020.

A orientação da OMS de 2013 recomenda uma ingestão menor a 2 g de sódio por dia, equivalente à 5g de sal. Isso corresponde a uma colher de chá rasa ou cinco pacotinhos de sal servidos em restaurantes, já que cada um contém um grama. Vale ressalvar que o sódio está presente em diversos alimentos e não somente no sal de cozinha. Ele consta como ingrediente em produtos industrializados, devendo o seu valor apresentado nestes alimentos ser considerado na meta diária de ingestão de 2g.”, conta.

No Brasil, um estudo populacional recente indica que o valor médio de consumo de sal e sódio por habitante é de aproximadamente 11 g e 4,5g por dia, respectivamente, ou seja, o dobro da recomendação atual. Nesta pesquisa a maior ingestão de sódio foi proveniente de produtos industrializados e do sal de cozinha, correspondendo os dois juntos a cerca de 4 dos 4,5g consumidos diariamente.

Para alcançar o objetivo estabelecido pela OMS, entre as ações necessárias, a mais simples se inicia no fogão. Outros temperos podem ser utilizados em substituição ao sal no preparo de suas refeições. Visando realçar o sabor e aroma das preparações, é recomendável utilizar outras especiarias. Para substituir o sal na refeição, podem ser utilizadas ervas aromáticas e temperos naturais, como alho, cebola, salsão, alho poro, salsa, cebolinha, limão, louro, gengibre, orégano, curry, páprica, manjericão, noz-moscada, entre outros.

Outros cuidados devem ser tomados, como por exemplo, evitar o consumo de outros alimentos que contêm grandes quantidades de sódio, como temperos e outros produtos industrializados, enlatados, embutidos, conservas, carnes defumadas, entre outros. Retirar o saleiro da mesa para evitar o acréscimo de sal no momento da refeição pode ser também uma medida que auxilia no controle do consumo de sódio.

Veja uma lista com sugestões de onde usar os temperos naturais:

Manjericão: massas e molhos a base de tomate. É o ingrediente principal do molho "pesto", feito à base de manjericão, alho e o azeite de oliva.

Alecrim: carnes brancas e tubérculos, como a batata comum ou doce.

Cebolinha: preparações de ovos, legumes e todos os tipos de salada.

Orégano: molhos a base de tomate, pizzas e carnes vermelhas.

Salsa ou salsinha: carnes vermelhas ou brancas, tubérculos, legumes, molhos e sopas.

Tomilho: carnes ensopadas, aves, legumes e batatas.

Louro: para aromatizar ensopados, arroz, feijão, sopas, carnes ensopadas e molhos.

Coentro: peixes, frutos do mar e sopas.

Açafrão: molhos, carnes, sopas e arroz.

Canela: ensopados e doces caseiros.

Curry: aves e peixes.

Noz-moscada: molhos brancos, omeletes, purês.

Baunilha: bolos e doces.

Gengibre: peixes.

Fonte: http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/sal-e-possivel-substitui-lo-por-outros-temperos.aspx
Por: Laís R.R. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário