quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Hibisco ajuda, mas precisa ter cuidado

“A flor que emagrece”, é esse o atrativo título que a planta da espécie Hibiscus sabdariffa recebe em vários anúncios. O chá de Hibisco é comercializado em diferentes marcas e seus benefícios são amplamente divulgados: Diminui a pressão arterial, controla o colesterol, possui ação antioxidante, antiespamódica, auxilia no tratamento da celulite e ação calmante. Mas a propriedade que justifica seu uso para o emagrecimento é a ação diurética, devido a isso, há uma ampla procura desse chá com a principal finalidade de perder peso, sem nenhuma restrição quanto ao limite máximo de consumo.

O chá de Hibisco é consumido durante muitos anos e utilizado pela medicina popular para diversos fins. Devido a essa utilização durante anos sem apresentar efeitos adversos significativos, a planta é considerada segura.

Atualmente, a planta vem sendo utilizada para emagrecer e as propagandas que indicam seu uso prometem a perda de quantidade de peso em pouco tempo, partindo disso, podemos presumir que para um indivíduo perder muito peso em pouco tempo, a quantidade ingerida não deve ser pequena, pelo contrário, muito superior àquela utilizada pela medicina popular, portanto, buscou-se avaliar se esse uso em larga escala pode apresentar riscos à saúde.

A propriedade que confere o poder de emagrecimento do chá de hibisco é a diurética, pois a eliminação de líquido do organismo tem como consequência a perda de peso. Entretanto, o uso contínuo de diuréticos sem acompanhamento médico ou qualquer outro tipo de controle pode acarretar em desidratação e alteração de eletrólitos.

O consumo em grandes quantidades desse chá resulta em alterações no funcionamento dos rins, podendo acarretar em fraqueza muscular, dificuldade de memorização, depressão, irritabilidade, anorexia, dentre outros. Além disso, o acúmulo de ácido úrico no organismo, decorrente da dificuldade de eliminação deste, pode causar Gota, uma doença grave, sem mencionar que essa alteração da fisiologia renal pode significar que outros metabólitos tóxicos também estão sendo acumulados.

Os produtos comercializados em forma de cápsulas possuem a indicação de quatro cápsulas ao dia, com no mínimo 300ml de líquido, 20 minutos antes das principais refeições. Já no chá, as recomendações de uso estão ausentes.

Alguns estudos relatam a contra-indicação desse chá para gestantes, devido a resultados que indicam alteração do equilíbrio estrogênio-progesterona e estímulo da contração uterina. Gestantes, nutrizes e crianças, até três anos, somente devem consumir sob orientação médica.

O chá tem sua ação benéfica, mas por falta de informações a respeito da quantidade ideal a ser ingerida e o tempo de uso. O ideal mesmo é usar com cautela e qualquer efeito adverso é necessário comunicar ao seu médico.



Fonte: http://bromatopesquisas-ufrj.blogspot.com.br/2011/12/hibisco-flor-que-emagrece.html

Por: Laís R.R. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário