quinta-feira, 3 de março de 2016

Creatina: suplementar ou não?


A creatina é uma substancia produzida de duas formas: pelo organismo e através de três aminoácidos: metionina, arginina e glicina, esses aminoácidos são essenciais ao nosso organismo e por isso devemos consumi-los através da alimentação, já que o nosso corpo não produz. Quando sintetizado pelo organismo é formado nos rins e fígado através de algumas reações bioquímicas, após ser sintetizada uma pequena quantidade é distribuída para o coração, cérebro, retina e testículos e a grande maioria vai para os músculos.
A creatina tem a função no desempenho físico e metabólico do corpo e, além disso, tem função de armazenar energia de forma rápida, ou seja, energia que precisa rapidamente ser utilizada em um curtíssimo período de tempo.
A suplementação da creatina, segundo estudos, pode melhor os níveis de energia durante um exercício de alta intensidade, como por exemplo, uma corrida de 100 metros rasos. Outro fator importante é para os adeptos do vegetarianismo, por não consumirem as fontes alimentares de creatina, a suplementação é benéfica. Para um melhor resultado na suplementação é recomendado consumir a creatina acompanhada de um carboidrato. É indicado que após três meses de suplementação dê uma pausa de um mês.
As desvantagens de suplementar com creatina é o aumento de peso, pois a creatina aumenta a retenção de líquido no músculo e possíveis danos nos rins.

Fonte alimentar de creatina: Carnes de modo geral, em especial linguado, salmão, bacalhau.

Consulte sempre um nutricionista para orientá-lo como e quando suplementar.

PERALTA,Jose,AMANCIO,Olga Maria SilverioA creatina como suplemento ergogênico para atletas.Rev. Nutr., Campinas, São Paulo.


Por Mariane Bernardo e Wesla Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário