quarta-feira, 2 de março de 2016

Cuidado com os rótulos dos alimentos



Todo alimento industrializado vem com rótulos informativos sobre sua composição, mas pouca gente sabe como interpretá-los, no geral, os rótulos estampados nos produtos se referem aos ingredientes e à informação nutricional dos alimentos, por legislação, a quantidade dos ingredientes presentes nos produtos deve aparecer nesses rótulos em ordem decrescente. Devemos então olhar com mais atenção para as primeiras linhas, pois nelas estão as principais composições nutricionais dos alimentos.
Para quem deseja comprar um pão de forma integral, por exemplo, a primeira substância dos ingredientes deve ser a farinha de trigo integral. Se a primeira substância for a farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, como acontece na maioria das marcas, os pães não podem ser considerados integrais, pois a quantidade de farinha branca é maior do que a de farinha integral, embora também exista esse componente entre os ingredientes.
Já nos rótulos sobre a informação nutricional, a atenção se volta às porcentagens de sacarose e xarope de glicose de milho, principalmente em alimentos destinados às crianças, e às quantidades de gorduras trans e de sódio. Todas essas substâncias devem ser evitadas, mas como nem todos os produtos estão isentos delas, devemos comparar as diferentes marcas e escolher aquelas em que esses elementos estiverem em menor quantidade.




https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/armadilhas-escondidas-rotulos-alimentos.aspx#sthash.D66gsmpK.dpuf 


Por Mariane Belem e Wesla Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário